Paróquia Nossa Senhora de Lourdes realiza 1º Encontro da Assembleia Sinodal Paroquial
Lideranças de Pastorais e Movimentos – “Forças Vivas” das cinco comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, participaram do 1º Encontro da Assembleia Sinodal Paroquial no sábado do dia 19 de fevereiro, na Capela Espírito Santo.
Após oração inicial, as comunidades foram alegremente acolhidas pelo Pe. Dionísio Sebold, novo pároco de Lourdes, e o mesmo disse que o Sínodo dos Bispos – 2021-2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” será muito relevante para a vida da Igreja, pelo trajeto proposto pelo Papa Francisco para a sua realização. Disse que o Papa quer ‘escutar’ todo o Povo de Deus, em cada diocese, em todo o mundo, para que seja possível ‘garantir a participação de todos/as no processo sinodal. Estamos na fase da ‘escuta’ e o caminho sinodal só será possível quando falarmos com liberdade e quando escutarmos com humildade. A palavra sínodo significa caminhar juntos. E uma Igreja sinodal será um novo jeito de ser Igreja.
Em seguida, os assessores do encontro apresentaram, através de slides, o objetivo deste sínodo e reflexões importantes, que nos ajudam a participar bem do seu processo de realização. Foi lido e bem explicado o questionário, que todos receberam, trazendo questões para a fase da escuta sinodal nas comunidades e passadas as orientações sobre as próximas atividades, de acordo com a agenda paroquial.
Nesta caminhada sinodal, expressamos nossa gratidão ao Pe. Sebastião Bonjour, que acompanhou o processo de organização da Assembleia Sinodal Paroquial desde o começo de janeiro. Porém, como já estava planejado, em fevereiro foi trabalhar como pároco numa comunidade de Queimados, RJ.
O encontro foi muito bom, bem organizado e foi relevante o compartilhamento de tarefas entre as comunidades. Encerramos com a cerimônia da bênção e envio, momento em que todas as comunidades receberam um banner do Sínodo e uma vela.
Iluminados/as pela luz do Espírito Santo e sobre a proteção de Nossa Senhora de Lourdes, que as “forças vivas” sintam-se encorajados/as para a relevante missão de mobilizar e envolver as pessoas das comunidades na participação do ‘momento de escuta’ desta assembleia sinodal.
Deus seja louvado pelos dons que nos dá e sejam abençoados todos e todas que se colocam a serviço do Reino.