50 anos da Pastoral da Juventude no Brasil: mensagem do Papa em sintonia com a missão

0

“A mensagem do Papa só reforça a sintonia da caminhada da PJ com a Igreja. É um sopro de esperança que nos faz querer continuar lutando por um mundo mais fraterno e justo para as juventudes”, destacou a secretária nacional da PJ, Wanessa Freire. Durante a romaria do último sábado (9), em Aparecida, foi lançada a Rede de Solidariedade para subsidiar as ações da PJ Nacional.

Paulo Santiago*

O sol iniciou seu descanso no horizonte quando mais de 5 mil pessoas começaram a sair do Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida, a 170km da capital paulista. Empunhando bandeiras e cantando músicas históricas da Pastoral da Juventude (PJ), jovens, assessores, religiosas e sacerdotes uniram-se à caminhada que levou à Basílica e encerrou com a missa das 18h do último sábado, 9.

Às 8h daquele dia, os portões do Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho se abriram para a entrada da juventude pejoteira vinda de todos os regionais do Brasil. Acolhidos pela Coordenação Nacional, os participantes cantaram, dançaram e ouviram a história de 50 anos de caminhada da PJ através de personagens que são referência, como a professora Carmem Lúcia Teixeira, fundadora do Centro de Juventude Cajueiro, e o Pe. Jorge Boran, fundador do Centro de Cursos de Capacitação da Juventude (CCJ). Ex-secretários, coordenadores e assessores nacionais também participaram da atividade.

O ápice do encontro oconteceu ao final da manhã, quando a CN se reuniu no palco, com a arena em silêncio para a leitura de uma carta que foi anunciada como “muito especial”. Após alguns minutos de leitura e com a voz embargada, a secretária nacional da PJ, Wanessa Freire, anunciou que o remetente era uma conhecida figura do Vaticano: o papa Francisco. O espaço explodiu em palmas, choros, abraços e um uníssono grito de paz: “arrá, urrú, o papa é pejoteiro”. É a segunda vez que Francisco escreve a um evento nacional da PJ, a primeira foi para o Encontro Nacional de 2015, em Manaus, Amazonas.

“A mensagem do papa só reforça a sintonia da caminhada da PJ com a Igreja. É um sopro de esperança que nos faz querer continuar lutando por um mundo mais fraterno e justo para as juventudes”, destacou a secretária Wanessa. Uma nova leitura da carta foi feita na missa de encerramento, para milhares de fiéis que acompanharam as reflexões da homilia de dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Eu acredito que cada um de nós, voltando de Aparecida, juntos da mãezinha, reabastecidos e animados pela fé, deveríamos criar novos grupos de jovens, oferecer espaços de comunidade onde os jovens possam se achar”, pediu o bispo de Imperatriz, Maranhão, durante sua homilia que também ecoou em milhares de casas do Brasil através da TV Aparecida. Inspirados pelo presidente da celebração, a juventude presente na Basílica invocou a rima, “ela vem de dentro, de dentro ela vem, toda energia que a PJ tem”, acompanhada da benção final.

Rede de Solidariedade

Durante a Romaria foi lançada a Rede de Solidariedade. O projeto prevê subsidiar as ações da PJ Nacional que hoje dependem exclusivamente de projetos apresentados a financiadoras nacionais e internacionais. O site oficial da Rede pode ser acessado pelo link: https://sustentabilidade.pj.org.br.

“O lançamento da Rede de Sustentabilidade é um testemunho da dedicação contínua da PJ em servir a juventude e a sociedade. Através dessa iniciativa, todos têm a oportunidade de se unir a essa causa nobre e garantir que a PJ possa continuar a desempenhar um papel vital na promoção da justiça social, da fé e da esperança”, destacou Gabriel Souza, coordenador nacional da PJ pelo Regional Sul 4.

Além do site da Rede, ainda está disponível uma vakinha online pela plataforma Cartase para ajudar a pagar as despesas da Romaria Jubilar. Entre elas está um documentário que será produzido pela produtora Verbo Filmes. Para colaborar basta ingressar no site: https://www.catarse.me/romaria50anos.

*Assessor de imprensa da PJ Nacional

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui