Maria Eugénia Neto – Uma mulher de causas políticas e literárias

0

Maria Eugénia Neto, poeta, escritora, combatente, ao lado do marido Agostinho Neto, pela libertação colonial de Angola, foi condecorada pelo Presidente da República de Cabo Verde nos 48 anos da independencia. Ela esteve também recentemente em Roma, para o descerramento do busto de Agostinho Neto, oferecido à capital italiana pela homónima Fundação de que ela é Presidente; dois momentos realçados no “África em Clave Cultural: personagens e eventos” com Filinto Elísio e a Mariagrazia Russo.

Dulce Araújo – Vatican News

Não é fácil falar de Maria Eugénia Neto sem falar de Agostinho Neto. Tudo neles está entrelaçado: vida familiar e vida política pela causa comum angolana, africana.

Agostinho Neto faleceu em 1979. Maria Eugénia continua até hoje a lutar por uma Angola melhor, ultrapassando agruras e dificuldades.  Mas como ela própria diz, tem sido “destemida e resiliente”. 

A ela a Radio Vaticano dedicou o programa “África em Clave Cultural: personagens e eventos” desta quinta-feira, 13 de julho de 2023. Não falta a crónica do parceiro Filinto Elísio, poeta, ensaísta e editor (Rosa de Porcelana Editora) e o programa conta também com uma entrevista à Professora Mariagrazia Russo, Diretora da Faculdade de Interpretação e Tradução da Universidade dos Estudos Internacionais de Roma, que colaborou para a colocação do busto de Agostinho Neto em Roma e que anuncia novas formas de colaboração académico-cultural entre essa Universidade e a Fundação Agostinho Neto. 

Pormenores na emissão: 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui