“Livres de escolher se migrar ou ficar – Livres de escrever o próprio porvir”, é o tema do vídeo divulgado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, em preparação para o Dia do Migrante e Refugiado, que será celebrado em 24 de setembro
Thulio Fonseca – Vatican News
O vídeo promovido pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral parte da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado deste ano: “Livres de escolher se migrar ou ficar”.
Acolher, proteger, promover e integrar são as palavras enfatizadas pelo Santo Padre, e que estão presentes no último material da campanha de comunicação. O objetivo foi o de oferecer preparação adequada para a celebração do Dia do Migrante e Refugiado, bem como uma compreensão aprofundada do tema através de recursos multimídia, informativos e reflexões teológicas.
O Papa, na introdução do vídeo, afirma que “as migrações continuarão a enriquecer nossa história, seja onde decidamos construir nosso porvir – no país de nascimento ou em outro lugar. O relevante é que haja sempre uma comunidade pronta para acolher, proteger, promover e integrar todos, sem distinção e sem deixar ninguém de fora.” E ao concluir, Francisco lança uma pergunta, convidando todos a uma reflexão: “Como podemos tornar nossas comunidades cada vez mais inclusivas?”
O vídeo também apresenta o testemunho de uma família que atualmente reside no Canadá e foi acolhida pela Diocese de Montreal. O casal narra que, após um longo e difícil trajeto, se sentem acolhidos e seguros, amparados por uma rede de solidariedade. ‘Acredito que é possível construir um porvir distante de lar quando há saúde, trabalho, documentos e escola’, destaca Sika Claire, migrante togolesa.
O 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado será celebrado no domingo, 24 de setembro.