Por ocasião da Natividade de Nossa Senhora, o santuário mais relevante da Itália, da Santa lar de Loreto, promove uma programação especial nesta sexta-feira, 8 de setembro, com missa solene e a Lâmpada pela Paz no mundo acesa no local. “Confiemos os sofrimentos e as tribulações da querida e atormentada Ucrânia”, já pedia o Papa Francisco a intercessão de Maria na Audiência Geral de quarta (6).
Andressa Collet – Vatican News
A Igreja celebra nesta sexta-feira, 8 de setembro, o nascimento de Nossa Senhora, “daquela escolhida e preparada pelo próprio Deus para ser a Mãe do Salvador”, oportunamente descreveu dom Carlos José, bispo da diocese de Apucarana, no Paraná. O próprio Papa Francisco antecipou na Audiência Geral de quarta-feira (6) a sua mensagem pelo dia da Natividade da Virgem Maria, quando disse:
A festa era muito antiga no Oriente e parece ter sido introduzida no Ocidente no final do século VII pelo Papa Sérgio I, que fixou o dia 8 de setembro para a sua celebração. Ainda segundo dom Carlos, porém, “o documento mais antigo que a comemora vem do sexto século”, podendo a Festa da Natividade ter se originado em algum lugar na Síria ou na Palestina “quando, após o Concílio de Éfeso, o culto da Mãe de Deus foi intensificado pela influência dos evangelhos apócrifos”.
O Padre Maicon Malacarne, da diocese de Erexim, no Rio Grande do Sul, lembra que o próprio Pe. Antônio Vieira, “em 1633, escreveu um sermão para a solenidade do nascimento de Nossa Senhora: ‘Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vejam para que ela nasceu. Nasceu para que dela nascesse Deus’.”
A Natividade na Santa lar de Loreto
A cidade italiana de Loreto, na região de Marche, com pouco mais de 10 mil habitantes, celebra a sua padroeira com uma programação especial nesta sexta-feira (8) no Santuário Pontifício da Santa lar. Além do seminário intitulado “O caminho da beleza – um itinerário interpretativo imanente rumo à paz”; tem homenagem da Aeronáutica Militar à sua padroeira; uma missa solene presidida por dom Fabio Dal Cin, arcebispo prelado de Loreto e delegado pontifício do Santuário; e a Lâmpada pela Paz no mundo que foi acesa por parte do ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano, e coloca diante da Virgem Maria. As atividades também contaram com a participação de Barbara jatta, diretora dos Museus Vaticanos e presidente do Centro de Estudos dedicado a Lorenzo Lotto.
Na noite desta quinta (7), foi realizada a tradicional procissão de velas pelas ruas do centro histórico de Loreto, com a recitação do Santo Rosário presidida por dom Gerardo Antonazzo, bispo de Sora-Cassino-Aquino-Pontecorvo. Os peregrinos que participaram se vestiram com trajes tradicionais daquela região italiana.