A Conferência Episcopal da Nigéria, CBCN, promove uma colecta nacional no domingo, 29 de Março, para apoiar as acções da Cáritas do país.
Dulce Araújo – Cidade do Vaticano
Os prelados recordam num comunicado consultável na página web da CBCN, a importância do “espírito de solidariedade” e pedem que “todas as paróquias e dioceses apelem as pessoas a fazerem doações, a fim de que a Caritas possa continuar a sua missão de resposta às emergências” e a apoiar os serviços sociais em relação aos mais necessitados, aos órfãos, aos marginalizados, aos migrantes e às vítimas do tráfico humano, sem distinção de etnia, religião ou classe social. “Contribuir para a colecta da Cáritas” – sublinha o secretário geral da mesma, P. Uche Obodoechina – é uma forma de realizar uma obra de misericórdia, sobretudo neste período da Quaresma; é um modo de demonstrar que somos custódios dos nossos irmãos, sem preconceitos e independentemente das diferenças.
A Cáritas nigeriana actua a nível humanitário, sobretudo na região do Nordeste do país, onde os insurrectos de Boko Haram perpetuam homicídios e violências, contra os cidadãos. Precisamente nos dias passados, durante a Assembleia Plenária dos Bispos, D. Akubeze elogiou os fiéis dessas região, que permanecem firmes na sua fé, não obstante as matanças e as atrocidades cometidas pelos rebeldes. “Rezamos sempre por vós – disse na altura o Presidente da Conferência Episcopal”. As perseguições religiosas nos recordam que o sangue dos mártires nutre a semente da fé e a Igreja cresce mais rapidamente todas as vezes que é oprimida.