Diocese de Viana celebra Padroeiro São Francisco de Assis com nove Ordenações

0

Nove ordenações, entre sacerdotais e diaconais, vão marcar, no domingo dia 1 /10, a festa da Diocese de Viana, em Angola, que se assinala a quatro de outubro. Para o efeito, decorrem os preparativos para a festa do dia da Diocese, que este ano será antecipada para o dia 1 de outubro.

Ribeiro André – Rádio Maria Angola.

A Diocese de Viana é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Angola, e pertence à Província eclesiástica de Luanda, sendo sufragânea da Arquidiocese de Luanda.  

A Diocese, está a preparar-se para festejar o Dia do seu Padroeiro São Francisco de Assis, Santo cuja data festiva a liturgia assinala no dia quatro de outubro.

Mas neste ano de 2023, o ponto alto do Dia da Diocese acontece no dia um de outubro e, pela primeira vez na história, com nove ordenações, das quais, quatro presbiterais e cinco diaconais.

O Director do gabinete de comunicação institucional da Diocese de Viana, Padre Queiroz Figueira, fala dos preparativos que estão a ser feitos para viver o Dia da Diocese.

O ponto alto das festividades acontece no domingo um de outubro, com uma Missa pontifical, a ter lugar no recinto da Catedral da Diocese de Viana às 09h30, sob presidência do Bispo da Diocese, Dom Emílio Sumbelelo.

Neste ano, a festa do Dia do Padroeiro será marcada com ordenações, das quais, quatro sacerdotais e cinco diaconais. 

A Diocese de Viana, sufragânea da Arquidiocese de Luanda, foi criada pelo Papa Bento XVI a seis de junho de 2007 e tem como Padroeiro São Francisco de Assis, cuja memória festiva a liturgia assinala a quatro de outubro.

Actualmente, a Diocese de Viana conta com vinte e cinco Paróquias, oito Centros Pastorais e dois Santuários. Dom Emílio Sumbelelo é o actual Bispo da Diocese de Viana, a conduzir os destinos dela desde o ano de 2019, altura em que sucedeu a Dom Joaquim Ferreira Lopes, hoje Bispo Emérito.

Oiça aqui a reportagem e partilhe

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui