Todas as tardes, a comunidade franciscana que vive no convento junto ao Santo Sepulcro percorre em procissão no interior da Basílica os lugares da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Junto com eles, os cristãos locais e os peregrinos.
Lurdinha Nunes – Jerusalém
Em cada capela, um momento para relembrar os acontecimentos da redenção de toda a humanidade. Uma procissão muito amada pelos peregrinos e que hoje assume um significado mais intenso.
Ao final da celebração, Fr. Stéphane Milovitch, Presidente da Comunidade Franciscana do Santo Sepulcro, convidou a todos para um momento de oração pela paz nesta terra tão atormentada. Para que todos os povos possam viver em paz.
Fr. STÉPHANE MILOVITCH, OFM- Presidente da Comunidade Franciscana do Santo Sepulcro
“Há mais de sete séculos os franciscanos, seja em tempos de guerra, de escavação, de trabalho ou de paz, visitam diariamente os lugares da paixão de Jesus, o lugar onde Ele foi crucificado, morreu na cruz, foi sepultado, ressuscitou e apareceu aos seus discípulos, a Nossa Senhora e a Maria Madalena. Nós tornamos presentes os eventos da história da salvação. Deste lugar, no final da celebração, muitas vezes rezamos pela paz, mas neste dia queríamos que a nossa oração pela paz fosse particularmente para esta terra novamente atormentada.
É dever dos frades que estão nesta basílica há mais de sete séculos, rezar pelo mundo inteiro: daqui Cristo ressuscitou! A partir daqui ele venceu o mundo! Não temos medo porque Ele é o vencedor. Rezamos para que os povos que vivem aqui possam viver em paz e com segurança”.
De todos os santuários da Terra Santa sobe ao céu um clamor de paz!