Os funcionários do Dicastério presidido por Maximino Caballero Ledo foram recebidos em audiência pelo Papa Francisco.
Vatican News
Os funcionários e colaboradores da Secretaria para a Economia (Spe) – que trabalham no campo da regulamentação e controle econômico, financeiro, administrativo, de informática e de recursos humanos – foram recebidos em audiência privada pelo Papa Francisco na segunda-feira, 13 de novembro.
O Prefeito do Dicastério, Maximino Caballero Ledo, disse em sua breve saudação de abertura: “A nossa é uma instituição jovem, nascida com o início de sua reforma econômica; uma instituição que se adaptou às diferentes estruturas exigidas pela definição progressiva da responsabilidade que nos foi confiada no contexto da reforma da Cúria Romana como um todo, a ponto de se tornar sua Secretaria pessoal para Assuntos Econômicos”.
O Prefeito enfatizou que a ‘Spe’ está tentando apoiar o progresso da reforma na busca constante de um equilíbrio entre os requisitos de regulamentação e controle, que são indispensáveis do ponto de vista da transparência e da proteção dos recursos limitados disponíveis, e aqueles de eficácia e agilidade de gestão, que são igualmente indispensáveis para garantir o cumprimento da missão do Bispo de Roma e dos dicastérios que o assistem.
Caballero, ilustrando as principais reformas nas quais a Secretaria para a Economia se concentrou nos últimos anos, aproveitou a oportunidade para salientar que o progresso feito até agora foi possível graças à contribuição de todos os funcionários e colaboradores da ‘Spe’, e que é necessário continuar a perseverar no trabalho, em um esforço genuíno e generoso, porque a contribuição de cada um é um elemento indispensável para prosseguir no serviço diário.
Além disso, Caballero acrescentou que ainda há muito trabalho a ser feito em várias áreas, tanto para melhorar os novos procedimentos já estabelecidos quanto para garantir a sustentabilidade futura e a proteção dos patrimônios da Santa Sé.
Ao concluir, o Prefeito agradeceu ao Santo Padre por sua proximidade com a Secretaria para a Economia, e enfatizou que o apoio do Papa é fundamental para que se possa percorrer o caminho ainda a ser finalizado.
Antes de cumprimentar cada um dos presentes, o Papa Francisco fez um convite para que continuem no caminho já percorrido, tanto em termos de transparência e controle, quanto no que diz respeito à busca de procedimentos cada vez mais simplificados e eficazes.