Meus irmãos, minhas irmãs,
O Dia Mundial dos Pobres, sinal fecundo da misericórdia do Pai, vem pela sétima vez alentar o caminho das nossas comunidades. Trata-se duma ocorrência que se está a radicar progressivamente na pastoral da Igreja, fazendo-a descobrir cada vez mais o conteúdo central do Evangelho. Empenhamo-nos todos os dias no acolhimento dos pobres, mas não basta; a pobreza permeia as nossas cidades como um rio que engrossa sempre mais até extravasar; e parece submergir-nos, pois o grito dos irmãos e irmãs, que pedem ajuda, apoio e solidariedade, ergue-se cada vez mais forte. Por isso, no domingo que antecede a festa de Cristo, Rei do Universo, reunimo-nos ao redor da sua Mesa para voltar a receber d’Ele o dom e o compromisso de viver a pobreza e servir os pobres.
“É fácil cair na retórica, quando se fala dos pobres. Tentação insidiosa é também parar nas estatísticas e nos números. Os pobres são pessoas, têm rosto, uma história, coração e alma. São irmãos e irmãs com os seus valores e defeitos, como todos; e é relevante estabelecer uma relação pessoal com cada um deles”, exorta o Papa Francisco, na Mensagem para o 7º Dia Mundial dos Pobres celebrado no 33º Domingo do Tempo Comum – este ano em 19 de novembro – com o tema “Nunca se afaste dos pobres” (Tb 4,7).
Segundo Francisco, “vivemos um momento histórico que não favorece a atenção aos mais pobres. O volume sonoro do apelo ao bem-estar é cada vez mais alto, enquanto se põe o silenciador em relação às vozes de quem vive na pobreza”.
“Se, numa família”, afirma o Papa, “se tem de escolher entre o alimento para se nutrir e o remédio para se curar, então, deve fazer-se ouvir a voz de quem clama pelo direito a ambos os bens, em nome da dignidade da pessoa humana”.
Celebremos, pois, com muito amor e espírito evangélico, o Dia Mundial dos Pobres, abrindo o nosso coração para eles!
Dom Antônio Carlos Félix – Bispo de Governador Valadares
________________________________________
“Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7)
Esta é a reflexão central da VII Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres, dia 19 de novembro de 2023. No Brasil, a Igreja propõe a VII Jornada Mundial dos Pobres, em preparação ao Dia Mundial dos Pobres, que neste ano será realizada de 12 a 19 de novembro. Fonte: CNBB
Em Valadares, a Pastoral do Povo da Rua de nossa Diocese, fará uma grande festa com a inclusão dos nossos irmãos moradores em situação de rua, que acontecerá no dia 18 de novembro de 2023, a partir das 08h00, terminando às 13h00.