A cidade de Beirute é a sede do Patriarca desde o início do século XX. A Diocese própria do Patriarcado é a Eparquia de Beirute dos Sírios, onde está a Catedral patriarcal da Anunciação. Do Patriarcado de Antioquia dos sírios, dependem diretamente os Exarcas patriarcais de Jerusalém, Basra e Golfo e Turquia, Sudão e Sudão do Sul.
Vatican News
O Santo Padre nomeou bispo titular de Aretusa dos Sírios o padre Rami Al-Kabalan, atualmente visitador apostólico para os fiéis sírios na Europa Ocidental e procurador do Patriarcado de Antioquia dos Sírios junto à Santa Sé. O eleito assumiu o nome de “Flaviano”.
Curriculum Vitae do padre Rami Al-Kabalan
O reverendo Rami Al-Kabalan nasceu em Zaydal (Síria) em 17 de julho de 1979, onde frequentou a escola primária e secundária. Completou seus estudos institucionais de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Charfet (Líbano).
Posteriormente, enviado a Roma – residindo inicialmente no Colégio Grego e depois no Seminário Francês – obteve o diploma em Teologia na Pontifícia Universidade Lateranense.
Foi ordenado diácono na Igreja de Santa Clara em Roma em 2004 por S.B. o cardeal Moussa Daoud – então prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais -, e sacerdote em julho de 2005 por Dom George Kassab, arcebispo dos sírios, no povoado de Zaydal, na Síria.
Em 2015, completou seus estudos em Direito Canônico Oriental no Pontifício Instituto Oriental, obtendo seu Doutorado.
De 2007 até seu retorno a Roma em 2011, foi pároco de Nabek e Yabrud (Arquieparquia de Homs).
Desde 2013, é postulador da causa de beatificação do bispo Flavian Mikhael Melki e assistente do procurador junto à Santa Sé.
Em 21 de junho de 2017, o Papa Francisco o nomeou visitador apostólico para as comunidades sírio-católicas na Europa Ocidental.
Em 27 de março de 2020 S.B. Ignace Youssef III Younan, depois de obter nulla osta, o nomeou procurador do Patriarcado Sírio de Antioquia junto à Santa Sé.