COP28, Czerny: Francisco em Dubai para reafirmar os valores da "Laudate Deum"

0

O cardeal prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral fala sobre a próxima cúpula internacional dedicada às mudanças climáticas, que terá início em 30 de novembro: “A presença do Papa será um gesto relevante para exortar os poderosos do mundo a não deixar um planeta arruinado para os jovens”.

Stefano Leszczynski – Cidade do Vaticano

Pelo menos 70 mil pessoas são esperadas na Conferência Climática de Dubai, tecnicamente chamada de COP28, a vigésima oitava conferência das partes. Entre os chefes de estado e de governo de todo o mundo, destaca-se o Papa Francisco, que discursará na cúpula. O Papa ficará em Dubai entre 1º e 3 de dezembro e, além de seu discurso na Expo City, ele agendou uma série de reuniões bilaterais e a inauguração do Pavilhão da Fé. 

O comprometimento do Papa com a proteção da Criação

O combate às mudanças climáticas e suas consequências para os seres humanos e o meio ambiente são questões fundamentais para o Papa, que recentemente publicou a exortação Laudate Deum, que dá continuidade à encíclica Laudato Si’ de 2015. A Conferência do Clima de Dubai é, em muitos aspectos, uma ocasião crucial da qual se espera que possam surgir acordos vinculativos para as partes sobre fontes de energia. O Cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, explicou à Rádio Vaticano – Vatican News o compromisso da Santa Sé no contexto desta relevante cúpula mundial.

Quais são as prioridades climáticas de acordo com a Santa Sé?

O que a Santa Sé considera como prioridades em vista da COP28 em Dubai está expresso em profundidade na exortação Laudate Deum. De certa forma, esse texto representa o programa da Santa Sé, é bem articulado e foi publicado dois meses antes da conferência. Portanto, a Santa Sé já se expressou de forma oficial. Mas pode-se acrescentar que o principal objetivo da Conferência das Partes em Dubai é a implementação do Acordo de Paris de 2015, o que significa implementar o que já foi acordado para limitar o aquecimento global.

O Papa Francisco enfatiza com assiduidade a urgência de tomar medidas concretas para proteger a Criação. O que pode convencer os poderosos do mundo a agir rapidamente?

O principal conceito a ter em mente é o do bem comum, que deve motivar todos a fazer muito mais para chegar a um acordo. Além disso, na Laudate Deum, o Santo Padre se dirige diretamente aos poderosos do mundo, convidando-os a pensar em seus filhos e netos e convidando-os a responder à pergunta: como vocês podem deixar um mundo arruinado para seus filhos e netos?

Eminência, o que significa a presença do Papa Francisco na COP28 em Dubai?

O Santo Padre vai à COP28 para sublinhar, enfatizar, comunicar o que ele já disse e explicou na Laudate Deum. É um gesto muito relevante, que reforça uma mensagem muito eficaz.

Cardeal, qual é a sua esperança pessoal em relação às gerações futuras?

Minha esperança é que a família humana, especialmente os mais poderosos, sejam capazes de contar com instrumentos políticos internacionais adequados para lidar com problemas comuns, que são problemas causados por nós. É um desafio muito, muito específico: temos de enfrentar e resolver os problemas que nós mesmos estamos causando.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui