O padre Alexandre Luís de Oliveira, SDB, tomou posse como o 23º inspetor (provincial) da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Sāo Paulo.
Vatican News
No sábado, 25 de novembro, ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Campinas/SP, a cerimônia de posse do padre Alexandre Luis de Oliveira como o 23º inspetor (provincial) da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora. Durante a solenidade, padre Alexandre assumiu oficialmente o serviço de inspetor, inspirado por seu lema sacerdotal: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13, 1).
A Missa foi presidida pelo padre Ricardo Castro, presidente da CISBRASIL (Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil) e vice-presidente da RSB (Rede Salesiana Brasil), escolhido como representante do superior geral dos Salesianos, o cardeal Ángel Fernandez Artime, para dar posse ao novo inspetor. Também estiveram presentes os bispos dom Antônio Carlos Altieri, bispo emérito de Passo Fundo, dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém, dom Tarcísio Scaramussa, bispo de Santos e Dom Mario Michiaki Yamanouchi, bispo de Saitama, no Japão. Destaca-se também a participaçāo de numerosos sacerdotes salesianos e diocesanos.
Governar tendo o cheiro das ovelhas
Na homilia, o presidente da Celebraçāo Eucarística destacou a importância do pastor exalar o cheiro de suas ovelhas, assim como o inspetor deve se conectar com seu povo. As cartas de Paulo reforçam a felicidade completa em Deus. Padre Ricardo dirigiu palavras encorajadoras ao novo inspetor, desejando-lhe a força de Sansão, a paciência de Jó e a sabedoria de Salomão para assumir a missão em São Paulo, tendo sempre os jovens no coração, como Dom Bosco. “Deus está contigo. De agora em diante, faça exercer o seu serviço em união com nosso Reitor-Mor, com caridade e sentido pastoral, visando a formação de uma comunidade fraterna e inspetorial“, ressaltou o celebrante.
Como parte da solenidade, o secretário Inspetorial, padre Narciso Ferreira, leu o decreto de nomeação do novo inspetor, reforçando a união com o reitor-mor perante a animação da vida religiosa e a ação apostólica da comunidade inspetorial. Na sequência o padre Alexandre e o padre Maurício Tadeu Miranda – que na ocasiāo tomou posse do serviço de vice-inspetor – fizeram a profissão de fé, proclamaram o juramento e assinaram as atas. Num sinal de amizade e apoio, os salesianos presentes cumprimentaram o novo inspetor e o novo vice-inspetor.
Para marcar a transição, padre Piccinini, por meio de um gesto simbólico, entregou ao novo inspetor uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora reforçando que esta imagem tem acompanhado todos os inspetores que já passaram por essa missão.
Eis-me aqui!
“Quando recebi a ligação do Reitor-Mor e o convite para ser inspetor, dizia a ele de minha incapacidade, da minha inadequação a este serviço, de minhas fragilidades, mas que diante de Deus e da minha consciência não poderia dizer outra palavra a Dom Bosco, à Igreja, aos jovens, senão, apesar dos meus limites, sim. Sim a tudo, sim a Deus, sim nas horas fáceis e difíceis, enfim, eis-me aqui, queridos irmãos salesianos, querida família salesiana, eis-me aqui.” foi o que afirmou com emoção, durante os agradecimentos finais, o novo inspetor salesiano padre Alexandre Luis de Oliveira.
Texto: Larissa Barreiros e Larissa Freitas – Comunicação Inspetoria Salesiana de São Paulo
Fotos: Giuliano Celms – Comunicação Inspetoria Salesiana de São Paulo