O marco celebrativo em comunhão com todas as Comunidades afro-brasileiras foi a celebração Eucarística presidida por Dom Zamoni Demettino Castro, Arcebispo de Feira de Santana e Referencial da PAB/CNBB no Santuário Nacional de Aparecida, a lar da Mãe, no dia 04/11/2023 marcando a XXVII Romaria das Comunidades Negras.
Dom Zanoni Demettino Castro – Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, BA e referencial da PAB.
Novembro é marcado pelo mês da Consciência Negra no Brasil. Em sintonia com o Documento de Aparecida e o Sínodo da Sinodalidade realizou-se muitas ações que trouxeram à tona as riquezas de nosso povo, na arte, linguagem, tradições e estilo de vida. É na partilha da Palavra e do Pão, no colorido das vestes e no sorriso lindo de nossa gente, que se manifesta e celebra a fé no Deus de amor e a tradição católica na vida e na cultura, onde podemos sentir, ver e ouvir a presença do ressuscitado.
O mês se destaca com entrega de outorgas e outros prêmios a nível local e nacional pelo reconhecimento e participação da Comunidade Negra, nas causas sociais, pela garantia de seus direitos.
O marco celebrativo em comunhão com todas as Comunidades afro-brasileiras foi a celebração Eucarística presidida por mim, Dom Zamoni Demettino Castro, Arcebispo de Feira de Santana e Referencial da PAB/CNBB no Santuário Nacional de Aparecida, a lar da Mãe, no dia 04/11/2023 marcando a XXVII Romaria das Comunidades Negras.
Na ocasião, saudei a todos com as seguintes palavras: “que bom retornar à esta lar, Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, construído com dignidade e beleza. Que felicidade estar neste bonito e santo lugar. Esta é a XXVII Romaria da Pastoral Afro Brasileira. “Mãe Negra Aparecida, leve o clamor de seu povo ao seu filho Jesus.” – (CF1988) Lema: PAB: Resistir, existir e fortalecer a identidade, eis a nossa Vocação”.
A celebração contou com a participação vários padres, diáconos, religiosos e religiosas e leigos que orgulhosos da nossa Afrodescendência, viemos do fundo da terra, dos pretos rosários, das velhas senzalas, das novas favelas, dos sambas de roda. Estamos chegando do chão dos quilombos, estamos chegando no som dos tambores, dos Novos Palmares.
Bendita seja esta santa Romaria que alegra nosso coração e fortalece nossa fé e, em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, queremos “caminhar juntos”, sob a guia do Espírito Santo, nesta Igreja da Sinodalidade. Gratidão e felicidade ao padre José Enes de Jesus – Assessor Nacional da PAB, ao padre Guanair da Silva Santos, secretário do Instituto Mariama e da Comissão Nacional da PAB e a senhora Vera Lúcia Lopes, pois o que nos define não são as circunstâncias dramáticas da vida, nem os desafios da sociedade ou as tarefas que devemos empreender, mas acima de tudo o amor recebido do Pai graças a Jesus Cristo pela ação do Espírito Santo.
Como Igreja que assume a causa dos afro-brasileiros é que renovamos o convite para estarmos presente na próxima Romaria dia 09/11/2024, no Santuário de Aparecida. Deus vos abençoe,