A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Beira, acolheu este domingo, 16 de junho, a celebração eucarística em que foram ordenados os padres Fijamo Manuel e Julião Carlos, e os diáconos Carlos Jacinto e Fernando Baptista.
Rogério Maduca – Beira, Moçambique
A missa presidida pelo Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, foi concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom António Costantino e por vários sacerdotes. O presidente da celebração disse na sua homilia que esta cerimónia é um motivo de grande alegria, pois constitui a realização da Palavra de Deus na nossa realidade.
Ser Diácono é ser servo humilde, disse Dom Cláudio aos que seriam ordenados diáconos. E aos sacerdotes, recordou que têm a missão de cuidar do rebanho do Senhor e alimentá-los com os Sacramentos.
O Arcebispo falou da Igreja da Beira, que cresce como uma árvore, em que não estão apenas os sacerdotes, mas também os batizados, crismados e casados, como resultado da semente lançada na Arquidiocese através da Palavra de Jesus.
E o prelado deixou um apelo aos participantes na celebração: “Nós devemos cuidar desta semente, devemos ser uma terra boa, que não deixa crescer muitos espinhos, espinhos de divisão e outras coisas que podem abafar esta semente que está a crescer”. E concluiu acrescentando ainda que deve haver um cuidado recíproco entre os sacerdotes e os fiéis.
No final da celebração, numa mensagem ao clero da Beira, Dom Claudio Dalla Zuanna agradeceu a Deus e aos neo-ordenados pelo ”sim” dado; uma entrega ao serviço da Igreja que revitaliza o clero.
Por sua vez, os neo-ordenados, também agradeceram a todos os que tornaram possível a sua caminhada formativa, desde os religiosos, a familiares e amigos. Para os recém-ordenados, este é um novo passo na resposta de amor a Deus e ao seu chamamento. Por isso pediram por mais orações pelas vocações.
A celebração deste domingo, foi também testemunhada por familiares, amigos e fiéis provenientes de várias paróquias, alguns dos quais, deixaram uma mensagem de encorajamento e apreço aos neo-ordenados.
Refira-se que com a ordenação dos dois presbíteros, o clero da Arquidiocese da Beira passa a contar com 55 padres.