Dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, afirma que “a 39ª Semana do Migrante acontece alargando, sobretudo o sentido bonito daquilo que significa acolhida. Alargar a tenda, alargar o nosso coração para uma acolhida afetiva e efetiva dessas realidades”. As iniciativas foram realizadas em Florinanópolis de 16 a 23 de junho.
Vatican News
A Pastoral do Migrante de Santa Catarina promoveu a 39ª Semana do Migrante que teve como tema “Migração e Casa Comum” e lema: “Alarga o espaço da tua Tenda” (Is 54,2)!”. Um período marcado por iniciativas que destacaram a diversidade cultural e os desafios enfrentados pelos migrantes no estado, além de trazer à tona questões importantes como integração, direitos humanos e contribuições dos migrantes para a sociedade catarinense.
A abertura oficial da Semana do Migrante, realizada de 16 e 23 de junho, foi realizada na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Florianópolis, com uma celebração presidida por Pe. Gabriel Battistella. Ele é coordenador da Pastoral do Migrante do Regional Sul 4 da CNBB e da Pastoral na Arquidiocese de Florianópolis, além de diretor do Escritório Scalabrini de Atenção ao Migrante – Missão Scalabrini. Na sequência, foram promovidas rodas de conversa, mutirões de atendimento ao migrante e formações abordando temas como acesso à saúde, educação, mercado de trabalho e combate à xenofobia.
Festa da Partilha Cultural
Um dos pontos altos da programação foi a realização da Festa da Partilha Cultural que aconteceu entre os diversos grupos étnicos presentes em Santa Catarina, mais especificamente em Florianópolis, para promover a integração e o intercâmbio e celebrar a diversidade, valorizando as tradições de cada comunidade. Pe. Gabriel Battistella. que esteve à frente da organização do evento, destaca que “várias organizações religiosas e sociais uniram-se para efetivar ações para fortalecer processos de acolhida e garantia de direito aos nossos irmãos migrantes. Queremos que essa semana não encerre em si mesma, mas gere processos contínuos”. A Semana do Migrante promoveu ainda ações concretas de solidariedade e apoio, como campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e materiais escolares para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade.
Ao longo dos anos, Santa Catarina tem se destacado como um estado acolher de migrantes, buscando integrá-los à comunidade local e valorizando suas contribuições para o desenvolvimento econômico e cultural da região. A 39ª edição da Semana do Migrante reafirmou esse compromisso, fortalecendo laços de convivência e promovendo a igualdade de direitos para todos que escolheram o estado como seu novo lar.
Alargar a tenda aos migrantes
Dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, afirma que “a Semana do migrante acontece alargando, sobretudo esse sentido bonito daquilo que significa acolhida. Alargar a tenda, alargar o nosso coração para uma acolhida então afetiva e efetiva dessas realidades. O tema deste ano reflete também a situação da migração e a casa comum. Tudo nesta realidade está interligado. Este é um momento para refletirmos, rezarmos e alargarmos a tenda do nosso coração; para estarmos sempre mais sensíveis ao aspecto da solidariedade, da acolhida e da atenção a esses irmãos e irmãs migrantes.”
Colaboração: Samantha Dias e Luis Duarte Vieira da Pastoral do Migrante de Santa Catarina
Photogallery
A Semana do Migrante em Santa Catarina