A assembleia plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), sobre o tema “Peregrinos de esperança: por uma Igreja sinodal e missionária”, foi realizada na última semana a convite do arcebispo de Belgrado, Ladislav Nemet. Durante os trabalhos, o prefeito do Dicastério para os Bispos, cardeal Robert Francis Prevost, falou sobre a evangelização e a missão da Igreja na Europa, partindo das eleições europeias e das guerras na Ucrânia e Oriente Médio.
Vatican News
A Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que teve como tema central “Peregrinos da esperança: por uma Igreja sinodal e missionária”, terminou na última quinta-feira, 27, em Belgrado, a convite de Dom Ladislav Nemet, arcebispo de Belgrado e vice-presidente do Conselho. Os trabalhos, segundo uma nota, tiveram início na segunda-feira, 24, com o discurso inaugural do Arcebispo e do Núncio apostólico na Sérvia, Dom Santo Rocco Gangemi.
Nas diversas intervenções foram abordados diversos temas como a situação na Europa, segundo os relatórios de Dom Mariano Crociata, Bispo de Latina e presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE). Tomaram a palavra Dom Noël Treanor, Núncio apostólico na União Europeia; Dom Marco Ganci, Observador da Santa Sé junto ao Conselho da Europa e os presidentes das Comissões CCEE, que apresentaram as atividades e o programa das suas Comissões.
Inauguração da nova sede em Roma
Em seu discurso, Dom Gintaras Grušas, arcebispo de Vilnius e presidente do Conselho das CCEE, recordou a abertura da nova sede do Conselho em Roma, que tem como objetivo reforçar a colaboração e o intercâmbio dos Bispos europeus entre si e com a Santa Sé, assim como dar um novo impulso pastoral e ecumênico, sobretudo, no ano jubilar e durante o caminho sinodal.
Olhar sobre o Sínodo e o Jubileu
Em preparação à segunda sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, o Presidente do Conselho das CCEE, Dom Gintaras Grušas, falou sobre o papel dos Organismos continentais e das Conferências Episcopais na vida e crescimento da Sinodalidade. O Arcebispo apresentou também as iniciativas do Conselho das CCEE no campo ecumênico: atualização da Carta Ecumênica Europeia, assinada em conjunto com a Conferência das Igrejas Europeias (CEC), em 2001, cuja nova versão deverá ser assinada no Domingo da Divina Misericórdia em 2025, ano que coincide com a data da Páscoa para todos os cristãos e a primeira reunião do Conselho de Administração da Conferência Permanente das Igrejas Ortodoxas Orientais na Europa (OCE). Enfim, o Arcebispo de Vilnius convidou os presentes a uma boa preparação para o próximo Jubileu 2025, para que “seja um evento de graça para os nossos países e comunidades, como também uma oportunidade para testemunhar que Cristo é a única esperança para o homem”.
Reflexão do cardeal Prevost
O Cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, também interveio na Coletiva de Belgrado, falando sobre “A dimensão da evangelização e a missão da Igreja na Europa”, a partir dos acontecimentos das últimas semanas, como as eleições europeias e as crises globais, que incluem a guerra na Ucrânia e no Oriente Médio. Com base na visão agostiniana da época, o Cardeal Prevost apresentou a chave para se viver a encarnação de Jesus: a celebração Eucarística, transferida para a vida cotidiana, e cuidar dos pobres, migrantes, necessitados, mas, sobretudo, “colocar em prática o modo de amar, típico de Jesus Cristo”.
Discursos e nomeações
O professor Josef Sayer, teólogo sobre Pastoral, tratou do tema “Praedicate Evangelium: consequências e implicações para as Conferências Episcopais e os Organismos Continentais”, partindo do texto da nova Constituição apostólica, promulgada pelo Papa Francisco, em 2022, que regulamenta as funções e tarefas dos Organismos da Cúria. Aqui, o professor Sayer apresentou o novo papel das Conferências Episcopais, com as quais os Dicastérios da Cúria Romana são chamados a interagir, de modo mais regular, referindo-se também a algumas das suas iniciativas.
Encontro com o Patriarca Porfirije
Durante a Assembleia das Conferências Episcopais da Europa, o Padre Antonio Ammirati, até agora vice-secretário-geral e porta-voz do Conselho, foi eleito o novo Secretário-geral por um mandato de cinco anos. Padre Ammirati substitui Martin Michaliček, Secretário-geral, desde 2018, ao qual os Bispos expressaram sua gratidão pela sua disponibilidade e trabalho realizado nos últimos anos a serviço das Igrejas na Europa. Foi significativo o encontro dos membros das CCEE com o Patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia, Sua Santidade Porfirije.
Apelo à Paz
Por ocasião do Dia Internacional da Paz, ocorrido no dia 21 de setembro de 2024, os Bispos renovaram o convite a rezar pelas vítimas das guerras e invocar a paz para a Ucrânia, Terra Santa e Sudão. A próxima Assembleia Plenária das CCEE terá lugar em Lisboa, de 8 a 10 de outubro de 2025.