A Família na Visão de João Paulo II – Parte 6

0

Discurso do Papa João Paulo II sobre a Família aos Bispos do Leste em 22/11/2002

Meu pensamento dirige-se aos processos de nulidade matrimonial submetidos ao exame dos vossos Tribunais diocesanos e, quando for o caso, à Rota Romana.

Na sua fidelidade a Cristo, a Igreja não pode deixar de reafirmar com persuasão o alegre anúncio da forma definitiva daquele amor conjugal, que tem em Jesus Cristo o seu fundamento e vigor (cf. Ef 5,25). Por isso, o juiz eclesiástico não pode deixar de ser chamado a exercer um verdadeiro ofício de caridade e unidade. Sua tarefa é exigente e, ao mesmo tempo, de alta dimensão espiritual, fazendo dele artífice de uma singular diaconia para cada homem e, mais ainda, para os cristãos leigos. Na sua preocupação por aplicar autenticamente as normas processais, está em jogo não só a credibilidade da fé revelada, mas a paz das consciências. Em vossas Dioceses, tem havido um esforço organizativo dos Tribunais. Faço votos de que, neste delicado processo interdisciplinar, a fidelidade à verdade revelada sobre o matrimônio e sobre a família, interpretada de maneira autêntica pelo Magistério da Igreja, constitua sempre o ponto de referência e o verdadeiro estímulo para uma profunda renovação deste setor da vida eclesial.

A Sagrada Família, ícone e modelo de cada família humana, ajude cada um a caminhar no espírito de Nazaré. Para isso, levai aos fiéis que vos foram confiados o estímulo de que “como estava em Caná da Galileia, Esposo entre aqueles esposos que mutuamente se entregavam por toda a vida, o bom Pastor está hoje convosco como motivo de esperança, força dos corações, fonte de entusiasmo sempre novo e sinal da vitória da “civilização do amor”. Jesus, o bom Pastor, repete-nos: Não tenhais medo. Eu estou convosco. ‘Estou convosco todos os dias até ao fim do mundo’ (Mt 28,20)” (Carta às Famílias, 18). Esta certeza guie os cônjuges e quantos os ajudam a compreender e pôr em prática o ensinamento da Igreja sobre o matrimônio, e dela se nutra incessantemente o vosso ministério episcopal, na qual vos confirmo com a Bênção Apostólica que de bom grado vos concedo, tornando-a extensiva a cada uma das vossas Igrejas diocesanas.

(6ª parte do artigo sobre o “Discurso do Papa João Paulo II sobre a Família aos Bispos do Leste em 22/11/2002”).

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui