Um domingo de espiritualidade e festa juntamente com o Cardeal

0

A comunidade cabo-verdiana em Roma e arredores teve um momento alto no domingo 4-5-25 ao receber a visita do Cardeal Dom Arlindo Furtado, vindo a Roma para as exéquias do Papa Francisco e para o Conclave e que presidiu à celebração litúrgica para ela num dia em que celebrava a festa da Família. Uma grande felicidade e também um grande orgulho por Cabo Verde ter pela primeira vez um Cardeal no Conclave. A comunidade reza e espera num Papa na linha de continuidade do precedente.

Dulce Araújo – Vatican News

Domingo 4 de maio de manhã os cardeais estavam livres de Congregações Gerais, por forma a visitarem as paróquias de que são titulares. O Cardeal Arlindo Gomes Furtado, Bispo dda Diocese de Santiago, em Cabo Verde,  esteve com a comunidade cabo-verdiana em Roma que celebrava o Dia da Família.

O momento das oferendas

O momento das oferendas

Oferenda

Oferenda

Para a Comunidade foi uma imensa felicidade, como testemunha Filomena Évora, mulher de fé e membro ativo tanto na Igreja como no associativismo.

Jorge e Zinha Rodrigues, casal empenhado também em várias frentes na comunidade, salienta a importância desse momento vivido com o Cardeal de Cabo Verde.

O Cardeal corta o bolo da festa das famílias

O Cardeal corta o bolo da festa das famílias

Os cabo-verdianos em Itália estão também a viver com imensa a felicidade e orgulho o facto de Cabo Verde ter pela primeira vez um Cardeal no Conclave

Para Jorge Rodrigues é uma honra e uma bênção, um facto historico

O Cardeal Dom Arlindo Furtado, primeiro caboverdiano num Conclave

O Cardeal Dom Arlindo Furtado, primeiro caboverdiano num Conclave

Um momento duplamente histórico para Cabo Verde: ter um Cardeal no Conclave na altura em que está a viver também a Década de caminhada em direção ao Jubileu dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago e 30 de Mindelo. Será em 2033 e essa nessa Década está plenamente envolvida também a ampla Diáspora cabo-verdiana pelo mundo fora. Aliás, precisamente estes dias o Cardeal Dom Arlindo devia estar numa dessas atividades com a Diáspora. Por isso deixa mantenhas, pedido de desculpas e compreensão pelo adiamento. .

Entretanto, a comunidade reza pelo Conclave, assegura diz Zinha Rodrigues, que prefere, no entanto, confiar as suas palavras ao marido, Jorge.

E enquanto se reza, não faltam no fundo do coração saudades do Papa Francisco e desejo de que o próximo sejam como ele.

Quanto ao Cardeal, guarda no coração esse grande momento vivido em espírito de família com a comunidade no domingo, em presidiu à Missa, concelebrada com os padres cabo-verdianos que se encontram em Roma a estudar. Foi na Igreja de Maria Imaculada, perto duma das estruturas do Movimento Tra-Noi, na Via Monte del Gallo, a que a comunidade está muito ligada e onde teve lugar os outros momentos da festa: almoço e teatro sobre a família pelo grupo “Juventude em Marcha”. 

 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui