Abertura do novo ano letivo nos Seminários da China

0

O Seminário da diocese de Pequim foi o primeiro a iniciar o ano letivo, na presença do Dom Joseph Li Shan, Bispo de Pequim, e do seu Coadjutor, Dom Matthew Zhen Xuebin.

Vatican News com Agência Fides

Inicia-se um novo capítulo no caminho vocacional dos seminaristas chineses: um reinício vivido com entusiasmo de Pequim a Xangai, nas províncias de Hebei, Shaanxi e Jilin.

Neste mês de setembro, 15 novos seminaristas e 12 religiosas (que seguirão seu próprio curso de formação), foram admitidos no Seminário de Sheshan, na Diocese de Xangai. O início dos cursos 2025/2026 ocorreu dia 6 de setembro. Em seu discurso inaugural, o bispo de Xangai, dom Joseph Shen Bin, que também é reitor do Seminário, reconheceu os resultados obtidos no último ano e destacou três características, que devem ser compartilhadas por todos os que participarão dos cursos: fé sólida, espírito lúcido e castidade.

Todos também foram convidados a ampliar seus horizontes culturais, inspirando-se na riqueza da cultura chinesa, para melhor testemunhar o Evangelho na China de hoje. Por fim, o bispo encorajou os seminaristas a cultivar uma vida de oração, observar com diligência os mandamentos de Deus, servir à missão que o Senhor lhes confiou e viver em comunhão com todos.

Por sua vez, o vice-reitor do Seminário, Padre Fang Buke, recordou: “Desde a sua fundação, o Seminário de Sheshan sempre manteve a missão de formar pastores excelentes para a Igreja, chamados a levar a luz do Evangelho a todos. Os seminaristas de Sheshan são convidados, em particular, a cultivar sua formação espiritual, observar as regras do Seminário e a caminhar em íntima comunhão. Somente assim poderão ser membros do ‘Corpo Místico de Cristo’ e expressão da caridade de Cristo em solo chinês”.

O Seminário da Diocese de Pequim foi o primeiro a iniciar o ano letivo, em 5 de setembro, na presença do dom Joseph Li Shan, bispo de Pequim, e do seu coadjutor, dom Matthew Zhen Xuebin.

Em seu pronunciamento, dom Joseph Li Shan fez toda uma reflexão sobre os Sete Dons do Espírito Santo, encorajando os seminaristas a prosseguir seu caminho vocacional, pedindo ao Espírito Santo os dons da sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e santo Temor de Deus.

Dia 9 de setembro, também em Pequim, por ocasião da abertura do Seminário Nacional, som Joseph Li Shan reiterou: “Os seminários, ‘coração da Igreja’, têm a missão fundamental de formar os futuros líderes da comunidade católica na China. Somente salvaguardando a saúde e a vitalidade deste ‘coração’, a missão da Igreja produzirá abundantes frutos”. Por fim, o bispo convidou todos os seminaristas a cultivar a sua vocação, por meio da oração e o estudo assíduo, a serviço de toda a Igreja na China.

 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui