C500: Fazer memória e viver com os olhos no porvir, para melhor evangelizar

0

Celebrar os 500 anos de evangelização de Cabo Verde (C500) é renovar, trazer à memória, e com os olhos postos no porvir, em relação à evangelização, é convicção de Nita Santos que, em entrevista à Rádio Vaticano, falou do evento como “um marco da história da Igreja em Cabo Verde”.

Bernardo Suate – Cidade do Vaticano

No âmbito do jubileu dos catequistas, que culminou com a solene celebração eucarística presidida pelo Papa Leão XIV e em que foram instituídos 39 catequistas de diferentes partes do mundo, a já Diretora da Rádio Nova, Emissora Cristã de Cabo Verde (agora Rádio Nova de Maria), Nita Santos, esteve em Roma num grupo de 36 peregrinos da diocese de Mindelo, juntamente com o Bispo da diocese, Dom Ildo Fortes.

“Estar aqui, no centro da catolicidade, no Jubileu e no Ano Santo, visitando e entrando pelas Portas Santas, é uma maravilha”, afirmou Nita, enfatizando a importância do gesto para “sentir o pulsar da Igreja, sentir o pulsar da fé, coisa extraordinária que toca a fé, toca o sentimento de ser cristão”.

Nita Santos falou outrossim da canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, “grande momento, grande graça, principalmente para a juventude caboverdiana, ressaltou, porque são exemplos, dois santos jovens que refletiram muito e continuam a refletir e inspirar a juventude de hoje, e em que os jovens caboverdianos vão procurar um ponto de referência que os leva a Deus”.

Em Cabo Verde, sublinhou ainda Nita Santos, falou-se muito dos dois santos jovens, antes da canonização, e centenas de jovens têm vindo para beber um pouco da sua fé e daquilo que os dois viveram. Nita recordou que ainda está aqui um grupo da diocese de Santiago, para uma peregrinação a Roma e também à Assis, não apenas de São Francisco, mas também de Carlo Acutis, na certeza de que depois desta experiência os jovens beneficiarão da pujança do novo jovem santo de Assis, e de que “ninguém sairá dela da mesma forma, como é e como veio”.



Nita Santos com jornalistas da Rádio Nova de Maria, nos estúdios da Rádio Vaticano   (©Dulce Araújo)

E não faltou uma palavra para a Rádio Nova de Maria (antes Rádio Nova, Emissora Cristã de Cabo Verde), para Nita, centro de referência para os caboverdianos e uma Rádio amiga que está ao lado dos doentes pelos programas que tem transmitido – “uma Rádio que está perto das pessoas, principalmente dos mais necessitados, dos doentes, com as Eucaristias transmitidas, as notícias que vêm da Rádio Vaticano, com a voz do Papa, tudo isso tem sido de consolo para Cabo Verde”.

Mas agora, para além dos desafios económicos, a situação está pior por causa das últimas inundações de que a Rádio sofreu no dia 11 de agosto de 2025: tudo ficou alagado, muita coisa se queimou, antenas, computadores, etc. O apelo de Nita Santos é que, “as pessoas que nos podem ouvir através da Rádio Vaticano”, rezem pela Rádio Nova de Maria, para que tenhamos possibilidades de nos levantar e levar novamente esta Rádio, que é um óptimo meio de evangelização para todo o Cabo Verde, e não só, e também para a diáspora caboverdiana”.

As celebrações para os 500 anos de evangelização de Cabo Verde foram abertas em tantos lugares, recordou Nita Santos a terminar, esperando que haja mais ligação da diáspora caboverdiana ao País, para viverem a fé: “muitos querem viver a sua fé, mas, por diversas razões, a vão perdendo e vão esmorecendo, mas agora parece que há um regresso, e isto faz bem a quem está em Cabo Verde e a quem está na diáspora”.

Como dizia o Frei António Fidalgo, o povo caboverdiano nasceu cristão, católico e mariano e, então, Nita deseja que os Africanos se preparem bem para receber esta mensagem dos 500 anos de evangelização de Cabo Verde, “todos unidos para rezar, e rezar bem, para que a fé seja a nossa luz, a nossa lâmpada, e que ninguém esmoreça, pois Deus está lá, e Deus nos vai ajudar, em qualquer situação nos encontremos”.

Oiça aqui a entrevista com Nita Santos, e partilhe

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui