Em Assis a primeira exposição prolongada dos restos mortais de São Francisco

0

De 22 de fevereiro a 22 de março de 2026, uma ocasião única para poder rezar diante dos restos mortais de São Francisco na igreja inferior da Basílica dedicada ao Santo. Para o evento, um trajeto de fé e espiritualidade conduzido pelos frades, em vários idiomas, com especial atenção à inclusão de pessoas com deficiências.

Vatican News

A caminho do oitavo centenário da morte de São Francisco (1226-2026). Neste sábado, 4 de outubro, dia da festa do Santo Padroeiro da Itália, foi feito o anúncio de um evento de alcance histórico para peregrinos de todas as partes do mundo. Pela primeira vez, o corpo de São Francisco será visível a todos, um dom extraordinário, um profundo convite à oração e uma oportunidade para ver o evangelho de Cristo vivido até ao fim na vida de uma pessoa como nós. Esta ostensão, enraizada no tema evangélico da semente que morre para dar fruto no amor e na fraternidade, convida-nos a considerar a vida do Santo, que continua a dar frutos após 800 anos e a inspirar toda a humanidade no caminho da paz, da fraternidade, do serviço aos últimos, da felicidade e do cuidado da criação.



Local onde ficam conservadas as relíquias

 Um evento histórico para o Centenário Franciscano

O oitavo centenário da morte de São Francisco, em 2026, é um momento de memória e renovação. Não celebramos a morte, mas, reconhecendo-a como “irmã” de São Francisco, celebramos a vida que floresce a partir da doação e da oferta de si mesmo. Como nos ensinou Jesus (cf. Jo 12,24), a vida de Francisco, doada por amor a Cristo e aos irmãos e irmãs que encontrava, é uma semente lançada na terra que continua a gerar frutos de paz, fé e amor. É neste espírito que, graças à aprovação concedida pelo Santo Padre Leão XIV através da Secretaria de Estado do Vaticano, se procederá à exposição pública de seus restos mortais.

Túmulo de São Francisco de Assis

Túmulo de São Francisco de Assis   (© Sala Stampa Sacro Convento Assisi)

Corpo do Santo aos pés do altar

Portanto, de 22 de fevereiro a 22 de março de 2026, a Basílica de São Francisco em Assis irá custodiar um tesouro revelado. Será uma ocasião única para poder rezar diante dos restos mortais daquele que foi chamado de “alter Christus” por ser imagem autêntica de Cristo, espelho vivo do Evangelho. Uma experiência que nos chama a reconhecer como o dom de nós mesmos no amor, enquanto nos consome, quando vivido em união com Cristo, se torna a passagem para a plenitude da Vida, que é a comunhão com Deus Pai e com toda a humanidade pela ação do Espírito Santo – amor, princípio e realização da unidade. O corpo de São Francisco será removido de seu túmulo, localizado na cripta, e depositado aos pés do altar papal da igreja inferior da Basílica de São Francisco. Para mais informações acesse: sanfrancescovive.org.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui