Obras da Catedral de Nossa Senhora de Fátima em Imperatriz nos últimos ajustes para reinauguração e dedicação no dia 13 de outubro.
Vatican News
A Catedral de Nossa Senhora de Fátima, está na reta final das obras de revitalização e se prepara para sua reinauguração e solene celebração de dedicação no próximo dia 13 de outubro, às 19h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Vilsom Basso. A ocasião coincide com os 108 anos do Milagre do Sol, ocorrido em Fátima, Portugal, evento considerado a última aparição de Nossa Senhora, adicionando um profundo simbolismo à celebração.
As intervenções na Catedral, iniciadas em agosto de 2023, representam um projeto que durou mais de dois anos, proporcionando ainda mais um espaço de fé, acessibilidade e artisticamente renovado e de valor cultural para a cidade e região. A iniciativa foi impulsionada pelo bispo diocesano, em várias ações da campanha “Abrace a Catedral de Fátima”, que mobilizou a comunidade e diversas instituições em prol da revitalização.
Detalhes da Abrangente Revitalização
A revitalização da Catedral foi envolveu desde a estrutura até os acabamentos. A fachada da Igreja foi modificada, enquanto o telhado e o revestimento foram inteiramente substituídos, garantindo maior durabilidade e proteção.
No interior, um dos grandes destaques foi o trabalho de restauração artística. Vitrais, imagens sacras e altares foram cuidadosamente restaurados, e as pinturas existentes foram preservadas, mantendo a originalidade e a riqueza cultural do espaço. A infraestrutura também recebeu atenção especial, com a modernização completa dos sistemas elétricos, de iluminação, sonorização, hidráulico e climatização, visando o conforto e a segurança dos fiéis.
A acessibilidade foi uma prioridade, com a instalação de rampas e elevadores, garantindo que pessoas com mobilidade reduzida possam participar plenamente das atividades. O piso foi totalmente trocado, a sacristia passou por uma renovação completa, e houve a substituição do forro e do mobiliário litúrgico, criando um ambiente renovado para as celebrações. Além disso, novos espaços foram criados, como sala de reuniões e uma secretaria paroquial modernizada.
Como resultado da revitalização, a Catedral também ampliará seus horários de missas, buscando atender de forma ainda mais eficaz às necessidades espirituais da comunidade.
Programação Especial e Presença Eclesial de Destaque
A solene celebração de dedicação da Catedral será presidida por Dom Vilsom Basso, Bispo de Imperatriz, e contará com a presença de autoridades eclesiásticas: São esperados cerca de 10 bispos (Maranhão, Tocantins e Pará), aproximadamente 100 sacerdotes e quase 10 diáconos, além de religiosas e uma grande participação da comunidade. Autoridades civis também confirmaram presença no evento.
Uma programação especial foi preparada para os dias que antecedem a dedicação:
● Tríduo em Preparação a Dedidação da Catedral: Na semana que antecede o dia 13, as 35 paróquias da Diocese realizarão um tríduo em suas comunidades. Na Catedral, está marcado entre os dias 9, 10 e 11 de outubro.
● 12 de Outubro – Veneração de Relíquias de São João Paulo II: Em um momento de profunda relevância histórica e espiritual, a Catedral receberá a veneração das relíquias sagradas do Papa São João Paulo II. Sua memória é especialmente significativa para a Diocese, pois foi ele quem assinou a bula de criação da Diocese de Imperatriz e estabeleceu a Igreja de Fátima como sua Catedral Diocesana, além de sua notória devoção a Nossa Senhora de Fátima.
● 13 de outubro – Dia da Reinauguração e Dedicação:
● 6h: Laudes na Catedral.
● 6h30: Missa e logo após café partilhado.
● 15h: Terço.
● 19h: Missa Solene de Dedicação da Catedral de Nossa Senhora de Fátima, com transmissão ao vivo pela Rede Vida para todo o Brasil. A transmissão permitirá que fiéis de todo o país acompanhem e participem deste momento histórico para a Igreja.
Sobre a Catedral de Fátima
No ano de 1953, o missionário franciscano Frei Epifânio, em conjunto com a população local, construiu uma capela feita de palha para a realização das celebrações eucarísticas. Com o crescimento da comunidade, Frei Epifânio, com recursos vindos da Itália e ajuda da comunidade, construiu uma Igreja maior. A Igreja era feita de tijolos e no alto da torre havia um sino que “chamava” a população para a missa.
Em 15 de agosto de 1964 foi colocado no local a pedra fundamental de uma nova Igreja, a atual Catedral Diocesana Nossa Senhora de Fátima, que ficou pronta após três anos.
Um dos marcos da inauguração da nova Igreja foi a procissão luminosa, no dia 13 de outubro de 1968, que levou a imagem de Nossa Senhora de Fátima para ocupar a parte central do altar.
Com a criação da Diocese de Imperatriz em julho de 1987, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima passou a ser sede da diocese, recebendo o título de Catedral Nossa Senhora de Fátima.
A reinauguração da Catedral não é apenas a entrega de um edifício restaurado, mas a celebração da fé viva e do espírito de união de uma comunidade, conduzida pelo seu bispo, que se mobilizou para preservar seu patrimônio e fortalecer sua missão evangelizadora na Diocese de Imperatriz.
Fonte: Assessoria: Josafá Ramalho – Willian Martins