Ucrânia: Zelensky quer participar de negociações em Budapeste

0

O presidente estadunidense não teria falado com o ucraniano sobre uma eventual concessão da região de Donbass para a Rússia: o próprio Trump revelou isso, enquanto Zelensky quer participar das negociações bilaterais em Budapeste entre o número um da lar Branca e Putin.

Roberta Barbi – Vatican News 

“Acredito que 78% do território já esteja ocupado por Moscou. Eles poderão chegar a um acordo mais à frente”, disse Donald Trump.  O presidente dos EUA negou ter falado sobre concessões territoriais de Kiev para Moscou, no encontro de sexta-feira passada, na lar Branca com Zelensky. No entanto, ele parece ter aconselhado o ucraniano a aceitar as condições impostas por Putin para por fim à guerra: “Se Putin quiser, te destruirá”, teria dito Trump.

As questões territoriais

Zelensky se mantém contrário a conceder territórios e continua a pedir ações decisivas por parte dos Estados Unidos e da Europa; o primeiro-ministro polonês, Tusk, interveio sobre essa questão, alertando que “ninguém deveria pressionar Zelensky, quando se trata de concessões territoriais”. O presidente ucraniano disse estar pronto a participar das negociações em Budapeste, entre Trump e Putin: “Se queremos de verdade uma paz justa e duradoura, precisamos de ambas as partes envolvidas nesta tragédia”, disse. “Como se pode chegar a um acordo sobre nós, mas sem nós?”. 

A posição da Europa

A alta representante para a Política Externa e de Segurança da União Europeia, Kaja Kallas, pronunciou-se sobre o encontro entre Trump e Putin: “Não é bom ver uma pessoa que possui um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional chegar a um país europeu. A questão, novamente, é se sairá algo de concreto disso tudo”, declarou. Quanto aos rumores sobre o encontro entre Zelensky e Trump, ela comentou: “A Ucrânia luta pela sua independência. Não pode simplesmente se render. Seria um sinal para todos os agressores do mundo”, concluiu.

Em terra seguro

Durante a noite desse domingo, 19/ 10, dois civis morreram e um ficou ferido por um drone na região russa de Belgorod, enquanto as defesas aéreas russas informaram ter abatido sete drones ucranianos sobre as regiões de Ulyanovsk, Lipetsk e Bryansk, e outros sobre a Crimeia.

 

 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui