Em Taybeh, na Palestina, as “Noites de Natal”, resgatam as raízes da felicidade cristã

0

A cidade palestina predominantemente cristã, periodicamente abalada pela violência dos colonos israelenses, prepara-se para o nascimento de Jesus com iniciativas espirituais, sociais e culturais. O pároco da Igreja Latina afirma: “A fé nasce do coração das feridas e dá frutos de paz e esperança, apesar da dureza das circunstâncias.”

Beatrice Guarrera – Cidade do Vaticano

Uma fé profundamente enraizada na esperança, anima Taybeh, um povoado na Cisjordânia, no Estado da Palestina, onde, na tarde desta quinta-feira, 4 de dezembro, foram inauguradas na Igreja latina de Cristo Redentor as iniciativas “Noites de Natal”. Após uma oração ecumênica para envolver as outras comunidades locais (greco-ortodoxa e melquita), foi iluminado o presépio montado no pátio, seguido pela cerimônia de abertura de uma tenda montada para as atividades programadas.

Na terra do nascimento de Jesus

 

Nesta cidadezinha palestina predominantemente cristã, periodicamente abalada pela violência dos colonos israelenses, tem início assim a espera pelo Natal, um tempo para trazer um pouco de luz, apesar do sofrimento. Além das decorações natalinas que surgiram pelas ruas e até mesmo na fachada da igreja, os corações dos fiéis também se preparam, inspirados pelo lema do evento: “Nosso Natal é a história de uma terra”. Um tema que visa destacar a conexão direta entre o nascimento de Jesus e a terra onde ocorreu. Uma terra ainda atormentada pela guerra na Faixa de Gaza e pelos ataques na Cisjordânia, uma terra sedenta por paz. Os moradores de Taybeh sabem bem disso, tendo visto, há poucas semanas, prédios e carros destruídos, incêndios e danos às suas plantações causados ​​por colonos.



A Igreja latina de Cristo Redentor em Taybeh com decorações de Natal.

Um tempo de festa

 

O padre Bashar Fawadleh, pároco da Igreja latina de Taybeh, explica que as “Noites de Natal” são “um tempo de celebração que abraça as famílias, traz sorrisos e nos reconecta com as raízes da nossa felicidade”. Durante vários dias, Taybeh se transforma “em um espaço vibrante, onde as cores dançam com a música, as brincadeiras se entrelaçam com o riso das crianças e os mercados acolhem os visitantes. As praças – continua o sacerdote – ficam repletas de apresentações artísticas, oficinas infantis e atividades culturais e sociais.” Se o Natal aconteceu precisamente ali, na terra de Jesus, então “nós somos os seus protagonistas”, disse o padre Fawadleh.

Uma mensagem de esperança

 

“As ‘Noites’ de Taybeh não são apenas eventos, mas uma experiência que envolve todos os sentidos”, explica o pároco: “Os sons das canções de Natal ressoam no ar, os aromas dos doces de inverno enchem as ruas.”

Trata-se, portanto, de uma iniciativa criada para unir jovens e adultos na expectativa da Criança que renasce, a cada ano, nos corações dos fiéis. Reunir-se nas ruas da cidade nessas noites, afirma o padre Fawadleh, “significa escrever um novo capítulo na história desta terra e celebrar o Natal à nossa maneira, de uma forma que reflita Taybeh, seu povo e sua felicidade”.

Em um lugar onde a vida é restringida por inúmeros bloqueios e barreiras militares erguidas pelo exército israelense, que se multiplicaram desde 7 de outubro de 2023, essas iniciativas natalinas assumem um significado ainda mais especial. O que os moradores da cidade desejam oferecer é, portanto, uma mensagem de resiliência e esperança que vem de uma terra que sofre, mas não se rende. “A fé”, continua o pároco de Taybeh, “nasce do coração das feridas e dá frutos de paz e esperança, apesar da dureza das circunstâncias”.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui