Padre Leomar: Para além do amém: como se proteger de pregações abusivas?

0

No seu livro padre Leomar Nascimento aborda os perigos dos discursos religiosos abusivos e propõe caminhos para uma espiritualidade libertadora.

Vatican News

O livro Para além do amém: como se proteger de pregações abusivas? (Editora Labrador, 2025), de autoria de padre Leomar Nascimento, traz à tona uma reflexão urgente: como identificar e resistir a discursos religiosos que, em vez de fortalecer a fé, aprisionam e manipulam. A obra analisa, de forma clara e acessível, cinco tipos de pregações que podem comprometer a saúde espiritual e emocional dos fiéis – desde aquelas baseadas no medo, na submissão ou no exclusivismo até os discursos de prosperidade e os que dão excessivo destaque ao diabo.

Doutor em Ciências da Religião, mestre em Teologia (PUC-SP) e especialista em comunicação (SEPAC), Leomar Nascimento é padre, professor e pesquisador. Ele une sua vasta trajetória pastoral e acadêmica à sua própria experiência de ter sofrido abuso espiritual e à profunda escuta de inúmeras histórias de quem já passou por situações semelhantes. Em suas páginas, o autor mostra como essas narrativas distorcidas se tornam instrumentos de opressão, ao mesmo tempo em que oferece critérios de discernimento e sugestões práticas para cultivar uma espiritualidade saudável, centrada no amor, na justiça, na comunhão e na liberdade anunciadas por Jesus

Além de sua contribuição para comunidades religiosas, o livro dialoga com educadores, psicólogos, pesquisadores, comunicadores e todos os que se interessam pelas interações entre fé, saúde mental e vida social. “Minha intenção é ajudar as pessoas a compreenderem que a fé não deve ser um fardo, mas um caminho de vida e liberdade”, afirma Leomar Nascimento.

Com este novo trabalho, padre Leomar reafirma seu compromisso em construir pontes entre religião, ciência e sociedade, convidando os leitores a desenvolver uma fé crítica e madura, capaz de transformar realidades sem cair em armadilhas de discursos abusivos.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui