Assim começou a homilia do Bispo de Mindelo, em Cabo Verde, durante a celebração da missa no 30º Dia Mundial da Vida Consagrada que teve lugar na tarde de segunda-feira, 2 de fevereiro, na Igreja Pró-catedral de Nossa Senhora da Luz, ilha de São Vicente, sede da Diocese.
Rádio Nova de Maria – Cabo Verde
Dom Ildo Fortes foi bem claro ao falar da vida consagrada pela forma de escutar, acolher e testemunhar a exemplo das figuras do Antigo Testamento, Simeão e Ana.
O clero das cinco ilhas que compõem a Diocese se encontrava naqueles dias em retiro e formação permanente, na ilha de São Vicente, concelebrou com o Bispo. Participou um grande número de religiosos, religiosas e membros de dois Institutos da Vida Consagrada que vivem e trabalham na Diocese de Mindelo bem como um grande número de fiéis.
Dom Ildo Fortes agradeceu os missionários e consagrados que vivem e trabalham na Diocese, pela presença viva da Igreja ao lado dos mais desfavorecidos. Neste mundo com tanta dor, os consagrados são chamados a transmitir felicidade e esperança, disse.
No fim da homilia, o prelado de Mindelo apelou ao estreitamento dos laços de amizade, felicidade e comunhão entre os consagrados, leigos e todo o povo de Deus e que todos se sintam parte desta Igreja local.
Durante a celebração houve renovação de votos de uma das religiosas da congregação Jesus Maria e José. Associaram-se a essa religiosa, todas as que este ano celebraram 10 anos do SIM a Deus e à Igreja.
A Missa contou com transmissão em directo pela Rádio Nova de Maria e através das redes sociais da Diocese.
A Diocese de Mindelo tem atualmente doze pades do clero diocesano, quatro sacerdotes em missão “Fidei Donum”, onze congregações de religiosos e religiosas que colaboram na pastoral diocesana e em vários sectores entre os quais Educação e Saúde.


