É com grande felicidade e esperança que constatamos a riqueza e a diversidade dos mais de 20 retiros de Carnaval promovidos na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Eles expressam uma Igreja viva, missionária e acolhedora.
Cardeal Orani João Tempesta, O. Cist. – Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ
Quando o Carnaval se aproxima, o Rio de Janeiro se prepara para dias de intensa movimentação, festa e criatividade. Nossa cidade, conhecida mundialmente por sua felicidade, revela também, nesse período, uma face menos visível, mas profundamente fecunda: a busca sincera de tantos homens e mulheres por Deus.
É com grande felicidade e esperança que constatamos a riqueza e a diversidade dos mais de 20 retiros de Carnaval promovidos na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Eles expressam uma Igreja viva, missionária e acolhedora, que oferece múltiplos caminhos para que os fiéis possam viver esses dias de modo diferente, sem negar a felicidade, mas orientando-a para aquilo que verdadeiramente plenifica o coração humano.
Diversos grupos, comunidades, paróquias e movimentos se mobilizam generosamente para oferecer propostas adaptadas às diferentes sensibilidades espirituais. A Renovação Carismática Católica promove o tradicional Retiro de Carnaval Rio de Água Viva, um grande encontro aberto, marcado pela pregação querigmática, momentos de louvor, oração e celebração diária da Santa Missa, reunindo inúmeros de fiéis em clima de profunda felicidade cristã. Esta é a 45ª edição.
A própria Arquidiocese, por meio do Retiro Arquidiocesano de Carnaval, oferece uma proposta de maior recolhimento, em modalidade fechada e com hospedagem, no Centro de Estudos do Sumaré favorecendo o silêncio, a escuta da Palavra, a vida sacramental e o acompanhamento espiritual, ajudando os participantes a fortalecerem a esperança cristã na oração perseverante. Outras iniciativas unem espiritualidade e descanso, como é o caso do retiro realizado pelo Seminário São José na Fazenda das Arcas, em Itaipava, que conjuga momentos de oração, convivência fraterna e lazer, favorecendo o equilíbrio humano e espiritual em contato com a natureza.
A Comunidade Católica Shalom realiza, em diversos pontos da cidade (cinco locais), o conhecido Retiro Renascer, uma proposta aberta, urbana e missionária, marcada por pregações, música, testemunhos e oração, alcançando especialmente jovens e adultos que desejam fazer uma experiência viva e pessoal com Jesus Cristo. Também as novas comunidades oferecem contribuições valiosas. A Comunidade Bom Pastor promove um retiro em ambiente paroquial, com encontros diários, centrados na formação espiritual, na escuta da Palavra e na proximidade pastoral. Os Arautos do Evangelho propõem um retiro de cunho mais contemplativo e formativo, inspirado nas Meditações de Santo Inácio de Loyola, favorecendo o silêncio interior e o discernimento espiritual. Já a Comunidade Sementes do Verbo oferece um retiro com forte acento na misericórdia e na cura interior, ajudando os participantes a reconhecerem que Deus não apaga as feridas da vida, mas as transforma em fonte de amor e salvação. Também a comunidade do Caos à grandeza propõe a Missão Folia dos Anjos, com pontos de missão em diversos locais, como no Leme, no Aterro do Flamengo e na orla de Copacabana.
Essa diversidade de opções se concretiza também com as atividades oferecidas pelas paróquias de nossa arquidiocese. São retiros paroquiais, momentos de adoração, formação e recolhimento, onde os fiéis são convidados a marcar esses dias que antecedem o início da quaresma como uma preparação de fé e proximidade com Deus. A paróquia N. Sra da Paz na Serrinha, Vicariato Campo Grande, por exemplo, oferecerá o retiro Renovados em Cristo, com o tema “Ei que faço novas todas as coisas” (Ap 21, 5).
Todas essas iniciativas não representam uma fuga da realidade, mas um verdadeiro gesto missionário da Igreja. Em meio ao ritmo intenso da cidade, os retiros de Carnaval tornam-se autênticos oásis espirituais, onde muitos reencontram a fé, fortalecem sua vida cristã e redescobrem o sentido profundo da felicidade. Convido todos os fiéis da Arquidiocese a conhecerem, divulgarem e, na medida do possível, participarem dessas iniciativas. E mesmo aqueles que não puderem estar presentes são chamados a rezar pelos frutos espirituais desses dias, para que sejam tempo de graça, conversão e renovação para toda a nossa Igreja particular.
Que Maria Santíssima, Senhora da Penha, e nosso padroeiro São Sebastião, acompanhem todos os que, neste Carnaval, escolherem o caminho do encontro com seu Filho.

