O lema do Mês Vocacional deste ano é: “Entrego-me por ti… e tu? É a incumbência do Senhor que nos desafia a responder, afirma dom Luis Eduardo González. A entrega de Jesus na cruz é renovada em cada Eucaristia, memorial da sua morte e ressurreição”. O bispo auxiliar de Montevidéu invoca a intercessão de Maria, Mãe da Igreja, “a fim de que o Senhor nos sustente todos na sua fidelidade e mande novas vocações para sua Igreja”
Vatican News
Como todos os anos, junho é o Mês Vocacional na Igreja no Uruguai, e o bispo auxiliar de Montevidéu e responsável pelo Departamento das vocações e dos ministérios da Conferência episcopal, dom Luis Eduardo González, convida a rezar pelas vocações e a partilhar o material que as dioceses, as congregações, os institutos e os movimentos de vida consagrada prepararam para refletir durante este mês.
“Celebramos um novo Pentecostes e recebemos o Espírito Santo em nossos corações, que nos anima e nos impulsiona rumo a um novo tempo de evangelização. A Igreja, o corpo de Cristo, foi renovada em seus vários carismas e ministérios”, escreve dom González em sua mensagem por ocasião do Mês Vocacional 2020.
Vocação, o Senhor nos desafia a responder ao chamado
“Considerando o caminho que estamos percorrendo em preparação para o V Congresso Eucarístico Nacional, o lema deste ano é: “Entrego-me por ti… e tu? É a incumbência do Senhor que nos desafia a responder, prossegue o bispo.
A entrega de Jesus na cruz é renovada em cada Eucaristia, memorial da sua morte e ressurreição”. Dom González invoca a intercessão de Maria, Mãe da Igreja, “a fim de que o Senhor nos sustente todos na sua fidelidade e mande novas vocações à sua Igreja”.
Congresso Eucarístico, festa da Igreja em torno de Cristo
O V Congresso Eucarístico Nacional está previsto para o mês de outubro próximo e Montevidéu. O último foi celebrado no país no ano 2000, na cidade de Colonia, por ocasião do Grande Jubileu do Ano 2000.
Como ressalta a Conferência Episcopal do Uruguai, um Congresso Eucarístico “é, em primeiro lugar, uma festa de toda a Igreja em torno de Cristo, o seu Senhor e Mestre, presente na Eucaristia”, que se reúne “para refletir sobre o mistério eucarístico, para celebrá-lo, para adorá-lo e para renovar com entusiasmo seu compromisso evangelizador no mundo contemporâneo”.
(Fides)