Setenta anos de transmissões em língua inglesa no continente africano: este é o marco relevante que a Rádio Vaticano se prepara para celebrar na próxima sexta-feira, 17 de julho.
Vatican News
O aniversário será comemorado através de um encontro on-line em que participarão o prefeito do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, Paolo Ruffini, o ex-diretor-geral da Rádio Vaticano, pe. Federico Lombardi, SJ, o bispo nigeriano, dom Emmanuel Badejo representando o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (Secam) e outros comunicadores católicos de língua inglesa. Participam também a presidente da Conferência das Religiosas Nigerianas, madre Maria Claude Oguh, Sheila Pires, jornalista, locutora e produtora da emissora católica da África do Sul, Rádio Veritas, e colaboradora da Rádio Vaticano.
Seminário on-line sobre problemas raciais e sociais na África
Organizado por Signis África e pelo Programa Inglês África da Rádio Vaticano, o webinar terá início às 14h (hora de Roma) e desenvolverá o tema “A narração como instrumento para enfrentar os problemas raciais e sociais na África”. Será possível acompanhar o evento em transmissão ao vivo no canal YouTube em inglês da Rádio Vaticano ou na página web de língua inglesa do Vatican News. Ilustrando a iniciativa, o pe. Paul Samasumo, responsável pelo Programa Inglês África, disse que, dados os tempos difíceis atuais, foi considerada mais apropriada uma celebração sóbria e reflexiva.
“Signis é a associação católica mundial de profissionais da comunicação e está presente em todos os continentes. Por isso, decidimos colaborar com eles para hospedar o webinar”, disse ele. “Poderíamos ter escolhido falar de nós mesmos como programa linguístico da Rádio Vaticano”, explicou ainda pe. Samasumo, “mas talvez haja ainda mais a adquirir em refletir juntos sobre os acontecimentos do mundo em que vivemos”. “Estamos felizes que o prefeito do nosso Dicastério esteja conosco”, afirmou, “e o pe. Lombardi também, que não precisa de apresentações”.
Quanto ao tema escolhido para o evento, pe. Samasumo sublinhou: “Junto com o professor pe. Walter Ihejirika, atual presidente de Signis África e outros, percebemos que, como comunicadores católicos na África, temos o dever não só de relatar os eventos sociais, mas também de ajudar a sociedade a traçar um trajeto para um porvir melhor. Este encontro on-line é o nosso pequeno esforço de contribuição para fornecer um roteiro para o porvir da África e do mundo em geral. Daí a ideia de partir da Mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a fim de “estimular as mentes dos comunicadores católicos africanos nesta relevante tarefa de construir um continente vivaz”.
“Se comunicamos a mensagem do Evangelho de forma criativa e positiva”, reiterou o responsável da Redação Inglesa África, “podemos contribuir, de alguma forma, para tirar a África das cinzas da problema, dos conflitos armados sem fim, da pobreza e da discriminação, a fim de projetá-la para um porvir de bem-estar e de inclusão social”. Diante desses desafios, de fato, “o comunicador católico não pode se dar ao luxo de ficar à parte”.
A Rádio Vaticano tem hoje 89 anos
Inaugurada pelo Papa Pio XI em 12 de fevereiro de 1931, a Rádio Vaticano tem hoje 89 anos. O programa geral de língua inglesa foi lançado em 1937, enquanto o programa anglófono africano foi lançado em 1950. Em 1979, da Redação Inglesa Mundo foi criada a Redação Inglesa África como é conhecida hoje. A ideia, de acordo com Sean Patrick Lovett, então responsável pela Redação Inglesa Mundo, era responder às mutáveis tendências do continente africano. Os programas africanos de língua inglesa começaram a ser transmitidos à tarde, em ondas curtas.
A Rádio Vaticano colabora com muitas estações de rádio diocesanas e religiosas católicas na África, que transmitem seus programas cotidianos em suas frequências FM. Um podcast gratuito do programa de áudio diário está disponível todas as tardes na página inglesa do site Vatican News, onde também há uma seção especial de notícias sobre a Igreja na África. Deste modo, se levam as notícias e pontos de vista da Igreja na África para a Igreja no mundo.
Vatican News Service – IP/MJ