O Prefeito do Dicastério para as Comunicações do Vaticano, Dr. Paolo Ruffini, disse aos Comunicadores Católicos da África que a Santa Sé os acompanha enquanto realizam o seu ministério de comunicação. O Prefeito garantiu a sua proximidade aos comunicadores citando uma frase em língua KiSwahili, “Tuko Pamoja”, que quer dizer “Estamos Juntos”.
Paul Samasumo – Cidade do Vaticano
O Dr. Ruffini falou da sua afinidade e proximidade pessoal com a África e o seu povo, ressaltando como, há muitos anos, foi tocado pelo documento do Papa São Paulo VI, “Africae terrarum”, de 29 de outubro de 1967, nr. 1. Na verdade, em “Africae terrarum”, o Papa S. Paulo VI destaca a sua visão sobre a missão social da Igreja em África.
Proximidade pessoal com África e os africanos
“Eu mesmo sinto-me fortemente ligado à África e ao povo africano desde quando era criança. Desde quando o Papa S. Paulo VI escreveu, citando (o apóstolo) São Paulo que “a voz do povo africano, semelhante à voz ouvida no sonho por São Paulo quando se encontrava em Troade (Actos 16,9), continua a ressoar nas nossas almas: vem, vem ajudar.nos, está na hora”, relatou o Prefeito da Comunicação.
A comunicação pode criar ou fomentar mal-entendidos
O Dr. Ruffini estava a falar a partir do Vaticano, quando abriu oficialmente um Webinar para Comunicadores Católicos da África, reunidos numa conferência virtual para comemorar os 70 anos de transmissões da Rádio Vaticana em língua inglesa para a África.
O tema do seminário on-line, organizado pela Redacção Inglesa para a África da Rádio Vaticano juntamente com SIGNIS África, foi: “Contar histórias como um instrumento para gerir tribulações raciais e sociais em África”.
O Dr. Ruffini recordou aos participantes do fórum on-line que, em muitos aspectos, a comunicação é uma arma de dois gumes: pode ser um meio para construir um mundo melhor ou um mecanismo para incitar mal-entendidos, ressentimentos e até a inimizade.
Uma Agência de Notícias do Vaticano para breve
O Prefeito do Dicastério anunciou igualmente os planos para o estabelecimento de uma Agência de Notícias do Vaticano, e pediu a eventual participação, neste esforço, de todos os operadores dos media Católicos em África.
Dentre os oradores do evento estavam, entre outros, também o Bispo nigeriano Emmanuel Badejo; o bem conhecido jesuíta, Padre Federico Lombardi, SJ; a Irmã Mary Claude Oguh, da Nigéria; Sheila Pires, da África do Sul e o nigeriano Padre Walter Ihejirika, também Presidente de SIGNIS África.
Vatican News vai publicar os discursos completos do Webinar
O Vatican News vai, nos próximos dias, publicar as apresentações completas dos vários oradores nas secções africanas deste site.
A gravação YouTube dof Webinar pode-se achar no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=YmiH9mMU3vg