Malawi. Nasce na arquidiocese de Blantyre a 5ª Rádio católica do País, Rádio "Kuwala"

0

A arquidiocese de Blantyre terá em breve a sua primeira estação de rádio, e se chamará “Radio Kuwala” (Luz, em língua chichewa), e iniciará as suas transmissões dentro dos próximos oito meses, explicou o Padre Frank Mwinganyama, coordenador da comunicação da arquidiocese, ao blog da Amecea, a Associação das Conferências Episcopais da África Oriental.

Cidade do Vaticano

O pedido da autorização para a transmissão havia sido apresentado há dois anos, diz ainda o Padre Mwinganyama, mas uma série de impedimentos burocráticos atrasou a concessão da licença por parte da agência nacional para as comunicações (Macra).

A nova estação emissora transmitirá em inglês e chichewa, uma das principais línguas locais do País. As transmissões chegarão também às dioceses vizinhsas de Chikwawa e Zomba. “Kuwala” tenciona propor principalmente programas de catequese concebidos com a fórmula de perguntas e respostas, mas também notícias sobre a actualidade e programas de aprofundamento sobre temas pastorais sociais de interesse local.

Particular atenção será dada ao público jovem, com programas culturais voltados para a formação integral dos jovens. A emissora – disse o padre Mwinganyama – será financiada por publicidade. “Optamos por esta solução porque as rádios financiadas apenas pelos donativos dos fiéis são economicamente insustentáveis”, explicou o sacerdote..

Com a Rádio “Kuwala”, as estações de rádio católicas no Malawi passam a ser um total de cinco, um País com clara maioria cristã, e com uma população católica de aproximadamente um terço da população. As outras Rádios são: “Radio Tigabane”, estação da diocese de Mzuzu, no norte do País; “Radio Maria Malawi” em Mangochi, no sul; Radio Alinafe, na capital Lilongwe; e “Radio Tuntufye FM”, na diocese de Karonga. A estas se deve acrescentar ‘Luntha TV’, um canal de televisão gerido pelos Missionários Montfortinos, graças à contribuição financeira da Conferência Episcopal Italiana, e que transmite no território a partir da capital Lilongwe.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui