A entrega dos 50 termômetros foi feita à Secretaria de Saúde de Riviera, no norte do país, que já está distribuindo os instrumentos nos lugares com maior necessidade. “A doação é uma oferta do Santo Padre para o cuidado do nosso povo. Ele faz parte desta humanidade e, ao mesmo tempo, é um distribuidor de caridade em nome do Senhor”, disse dom Pedro Wolcan, bispo de Tacuarembó.
Andressa Collet – Vatican News
O bispo de Tacuarembó, Pedro Wolcan, e dom Martín Krebs, núncio apostólico no Uruguai, fizeram a entrega de 50 termômetros enviados pelo Papa Francisco ao Hospital de Rivera, cidade ao norte do país, com cerca de 78 mil habitantes. A doação foi recebida ainda no dia 17 de agosto pelo diretor da Secretaria de Saúde, o médico Carlos Sarries, como descreve a nota divulgada pelo site da Conferência Episcopal do país.
A entrega dos instrumentos visa contribuir com o tratamento médico dos pacientes afetados pela Covid-19, visto a realidade também vivida no Uruguai por causa da pandemia. O diretor se comprometeu a distribuir os termômetros nos lugares onde há mais necessidade. E Dom Pedro explicou:
No encontro, por ocasião da entrega da doação, foi analisada a “importância do cuidado da saúde pessoal para estar mais forte diante do vírus, concordando que isso envolve tanto o cuidado físico como o espiritual”. Além disso, eles também reconheceram “a importância das relações interpessoais e como as pessoas são afetadas no dia a dia, uma questão que exige que a Igreja esteja atenta ao que ela pode contribuir a esse respeito”. Ao final, o compromisso de todos de continuar a trabalhar pelo bem-estar do povo e em total disponibilidade.
Os dados da Covid no Uruguai
O Uruguai, com 3,4 milhões de habitantes e elogiado pelo controle da epidemia de Covid-19, registrou até o momento pouco mais de 1.500 pessoas contaminadas pelo coronavírus, entre elas, 1.309 se recuperaram e 44 morreram.
Vatican News Service – AP