A Diocese do Lwena carece de pelo menos 200 sacerdotes para atender a actual demanada pastoral, afirmou o Bispo da Diocese D. Jesús Tirso Blanco.
Anastacio Sasembele – Luanda, Angola
A extensa Diocese do Lwena precisa de pelo menos 200 sacerdotes para atender a actual demanda da vida pastoral nesta circunscrição eclesial, pertencente à Província Eclesiástica de Saurimo.
Com uma superfície de 223 000 km², a Diocese do Lwena está localizada no leste de Angola, abarcando a totalidade da província de Moxico. A população do território diocesano é composta por inúmeras origens étnicas, mas com uma maioria Tchokwe.
Com vista a mitigar o défice de sacerdotes D. Jesús Tirso Blanco, Bispo da Diocese, exortou as comunidades paroquiais a apostarem seriamente na pastoral vocacional.
“A nossa Diocese do Lwena, pelo número de habitantes, e sem contar com a dificuldade do território, precisaria no mínimo de 200 sacerdotes para ela estar em condições de evangelizar a partir do ministério sacerdotal”, acrescentou o prelado.
Considerada como a maior diocese da África Austral em extensão territorial, Lwena busca por alternativas que passam pela responsabilidade e o compromisso dos leigos.
“Precisamos um laicado suficientemente formado, comprometido com a sua fé e cada um segundo o dom que recebeu do Espirito Santo”, acrescentou D. Tirso que pediu igualmente a aposta na sustentabilidade da Igreja local.