A conversação do titular da política exterior dos Estados Unidos com o cardeal secretário de Estado e com o secretário das relações com os Estados: falou-se sobre a China e sobre conflitos que ensanguentam o mundo
Vatican News
Um encontro de 45 minutos, num “clima de respeito” e “cordial”, durante o qual foi possível expor as respectivas posições sobre a China e falar sobre alguns dos conflitos que estão ensanguentando o mundo. O Secretário de Estado estadunidense Pompeu chegou ao Vaticano na manhã de quinta-feira 1º de outubro para achar-se com o cardeal secretário de Estado Pietro Parolin e o secretário das relações com os Estados, dom Paul Richard Gallagher.
Respondendo às perguntas dos jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse: Durante as conversações desta manhã entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Richard Pompeo, e o Secretário de Estado de Sua Santidade, o cardeal Pietro Parolin, acompanhado do secretário das relações com os Estados, o Arcebispo Paul Richard Gallagher, “as partes apresentaram suas respectivas posições concernentes às relações com a República Popular da China, num clima de respeito, descontraído e cordial. Falou-se, ademais, sobre algumas áreas de conflito e de crise, particularmente o Cáucaso, o Oriente Médio e o Mediterrâneo Oriental. O encontro durou cerca de 45 minutos”.
Como se sabe, nas últimas semanas algumas declarações do secretário de Estado Pompeu contra o Acordo Provisório assinado há dois anos pela Santa Sé e a República Popular da China suscitaram discussões na mídia.
A Santa Sé, como o cardeal Parolin tem repetidamente declarado, tem a intenção de propor a renovação do Acordo ainda na forma provisória, enfatizando seu caráter genuinamente pastoral, com a finalidade tão somente de fazer de modo que os bispos chineses estejam em plena comunhão com o Sucessor de Pedro.