Os Santos Mártires foram canonizados em 15 de outubro de 2017, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro.
Vatican News
Nesta quinta-feira (15/10), celebram-se os três anos de Canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
Para recordar o evento, a Paróquia do Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, localizada no Bairro Nazaré, zona Oeste de Natal (RN), elaborou uma programação especial, com celebrações que lembram o martírio e ressaltam a fé nos 30 santos potiguares.
A programação inicia às 15h locais com Adoração ao Santíssimo Sacramento e segue às 18h, com a recitação do Terço de São Mateus Moreira. Às 19h, será celebrada a missa solene presidida pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, transmitida também através do site www.youtube.com/tvsantosmartires.
Para participar presencialmente, os interessados devem ingressar em contato com a Secretaria da Paróquia, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até esta quinta-feira. As atividades se realizarão com um público reduzido, seguindo as normas dos órgãos públicos de saúde e da própria Arquidiocese de Natal, dentre as quais, restringir o acesso a pessoas acima de 60 anos, portadores de comorbidades ou que estejam com sintomas da Covid-19.
Memória
Os Santos Mártires foram canonizados em 15 de outubro de 2017, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro. O evento foi acompanhado por fiéis e autoridades civis e da Igreja que também acompanharam o processo de canonização dos mártires de Cunhaú e Uruaçu, Padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e outros 27 companheiros.
“Não se pode dizer ‘Senhor, Senhor’, sem viver e colocar em prática a vontade de Deus. Precisamos nos revestir a cada dia do seu amor, de renovar a cada dia a opção por Deus. Os Santos canonizados hoje, sobretudo os numerosos mártires, nos indicam esta estrada. Eles não disseram ‘sim’ ao amor apenas com palavras, mas com a vida, e até o fim”, disse o Papa na cerimônia de canonização.
Fonte: Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu