A Comunidade de Santo Egídio desde o encontro de Assis em 1986 realiza este encontro inter-religioso anual, neste ano na sua 34ª edição. Neste ano o tema será: “Ninguém se salva sozinho – paz e fraternidade”. Estarão presentes os líderes de várias religiões que rezarão pelas vítimas da guerra e da pandemia.
Vatican News
Na próxima terça-feira, 20 de outubro, o Papa Francisco participará do encontro de Oração pela Paz no Espírito de Assis, intitulado “Ninguém se salva sozinho – Paz e Fraternidade”, promovido pela Comunidade de Santo Egídio. Em comunicado, o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, informa que Francisco, conforme anunciado pela Prefeitura da lar Pontifícia, participará de um momento de oração ecumênica com outras denominações cristãs na Basílica de Santa Maria em Aracoeli, Roma, e da cerimônia subsequente com representantes das grandes religiões do mundo na Praça da Prefeitura de Roma, Campidoglio.
Um minuto de silêncio para as vítimas da guerra e da pandemia
Os líderes religiosos farão suas orações em lugares separados pouco depois das 16 horas (horário europeu). Na Basílica de Aracoeli o Papa Francisco e outros cristãos rezarão com o Patriarca de Constantinopla Bartolomeu I e representantes das várias igrejas ortodoxas e protestantes; os judeus farão suas orações na Sinagoga, muçulmanos nos Museus Capitolinos, assim como budistas e representantes das religiões orientais. Depois de cerca uma hora todos se encontrarão na Praça da Prefeitura, Campidoglio, com a presença do Presidente da República Italiana Sergio Mattarella para o início da cerimônia e de vários discursos. No final, da cerimônia será realizado um minuto de silêncio em memória das vítimas da pandemia e de todas as guerras e, por fim, juntos, os líderes religiosos acenderão o candelabro da paz.