Começa nesta terça-feira (3) a Novena Nacional pela Paz e pela Unidade no santuário mariano em Jasna Góra, na Polônia. Toda tarde até 11 de novembro, os monges irão rezar especialmente pelas mulheres, pelas mães e pela unidade e a paz no país. O ponto culminante acontece com o retiro em modalidade virtual de três dias, de 11 a 13 de novembro.
Vatican News
O Conselho da Conferência Episcopal Polonesa para o Apostolado dos Leigos e dos Padres Paulinos encoraja todas as pessoas a rezar pela paz e pela ordem social no país. Em comunicado divulgado no site do Episcopado, o convite para seguir o exemplo de São João Paulo II e do cardeal Stefan Wyszyński – junto aos Padres Paulinos de Jasna Góra – para “uma oração especial, a Novena Nacional, de 3 a 11 de novembro”, além do “retiro nacional na internet a partir de Jasna Góra, de 11 a 13 de novembro”.
A partir desta terça-feira (3), todos os dias, às 15h locais, na Capela de Nossa Senhora de Częstohówa do Mosteiro de Jasna Góra, os monges irão rezar pelas mulheres, pelas mães e pela unidade e a paz na Polônia. O Terço da Divina Misericórdia – que o próprio Jesus ensinou à Santa Faustina Kowalska (1905-1938) – e uma oração especial com as intenções dos monges concluem o momento vespertino. Por ocasião da novena, os fiéis são convidados a rezar diariamente o terço e a oração dos Padres Paulinos. Aqueles que não puderem fazê-lo às 15h, poderão escolher um outro momento.
O ponto culminante desta Novena Nacional será um retiro virtual de três dias, de 11 a 13 de novembro, conduzido, entre outros, pelo arcebispo Woíciech Pólak e pelos bispos Andrzej Czaja e Andrzej Przybylski.
Vatican News Service – AP