Em Arlon, no dia 24 de dezembro, a Missa poderá ser acompanhada em um amplo estacionamento. Uma maneira de viver um momento relevante juntos, em conformidade com as medidas de prevenção dos contágios de coronavírus.
Tiziana Campisi – Vatican News
O encontro está marcado para o dia 24 de dezembro, às 18h00, no Parc des Expositions. Dadas as restrições devido à pandemia de Covid-19, uma vez que foi estabelecido que não mais de 15 pessoas podem participar das celebrações, a Paróquia São Martinho pensou em uma nova forma de envolver os fiéis nas Missas.
Assim a liturgia, lemos no portal da Igreja belga, está sendo organizada para ser celebrada em um estacionamento com capacidade para receber até 200 veículos. Os fiéis permanecem sentados em seus carros e acompanham a Missa pelo rádio.
O altar será preparado em uma plataforma ou trailer para que todos os passageiros do automóvel possam vê-lo. A comunhão será distribuída aos fiéis pelas janelas do automóvel. Está prevista a animação litúrgica de cantores e músicos e também será montado um presépio vivo.
Uma solução original
A paróquia São Martinho aconselha os fiéis a irem bem agasalhados pois, devido à estação fria do ano, não será possível, por razões ecológicas óbvias, manter os motores ligados. As ofertas da Missa serão doadas aos mais pobres da cidade.
A original solução encontrada pela paróquia será um caso excepcional. A organização, de fato, é muito exigente para que possa ser proposta todos os domingos.
“Quando assistimos à Missa na televisão, mesmo que estejamos em comunhão com outras pessoas, estamos todos sozinhos. No entanto, nas celebrações cristãs, é sempre relevante experimentar alguma coisa juntos. A comunidade está reunida. Este é o objetivo que pretendíamos alcançar na organização desta Missa”, sublinha Karine Burnotte, assistente paroquial.
Iniciativa não é nova
As versões drive-in já foram testadas na França. Em Chalons-en-Champagne, as celebrações religiosas foram retomadas em maio, após o primeiro confinamento, mas com os fiéis dentro dos carros. Quem queria receber a comunhão, acendia o pisca alerta. 500 fiéis reunidos em um estacionamento apreciaram particularmente a iniciativa.
Nos Estados Unidos, várias paróquias optaram por celebrações “drive-in” em Bowie, Maryland, a Igreja de St. Edward, o confessor, também instituiu confissões drive-in, com um sacerdote sentado no estacionamento da paróquia, ouvindo os fiéis das janelas de seus carros.