Celebrações em todo o Gabão tiveram lugar a 28 de Dezembro, Dia Nacional de Luta contra os Crimes rituais e todas as formas de violência.
Dulce Araújo – Cidade do Vaticano
A Conferência Episcopal organizou liturgias e momentos de oração a favor de uma justiça independente capaz de condenar a corrupção e a impunidade. Os Bispos compuseram mesmo, para esse Dia, uma oração na qual pedem a Deus para lançar um olhar de compaixão às vítimas de crimes rituais: crianças e adultos que passaram por atrocidades; familiares, amigos e conhecidos provados pela dor do desaparecimento repentino e por uma separação violenta de seus entes queridos.
“Pai Santo, Tu que amas a vida e a dás em abundância – escrevem os bispos na sua oração – não permitas que os teus filhos sejam tratados com crueldade e sejam desprezados pela sede de poder, pela ambição da potência e da paixão pela riqueza efémera, que matam a consciência ética.”
Além disso, Os Bispos invocam a Deus para que tenha piedade daqueles que encomendam e cometem crimes rituais; e rezam ao Espírito Santo para que ilumine dirigentes políticos, responsáveis de sectores económicos e líderes religiosos a fim de que levem avante com afinco o seu trabalho para o bem de todos.