São mais de 170.000 (cento e setenta mil) pessoas idosas acompanhadas por aproximadamente 25.000 (vinte e cinco mil) líderes voluntários capacitados em todo Brasil todos os meses.
Vatican News
A Pastoral da Pessoa Idosa defende que uma sociedade que honra e acolhe seus idosos pode esperar um porvir eminente. Conheça um pouco desta Pastoral que está ao lado dos nossos idosos…
A missão da Pastoral da Pessoa Idosa
A Pastoral da Pessoa Idosa, organismo da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tem por missão assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua autorrealização.
A Pastoral da Pessoa Idosa atua como um ponto da rede de proteção e garantia de direitos da pessoa idosa, estando presente junto às pessoas idosas acompanhadas, acolhendo suas demandas e realizando os encaminhamentos, contribuindo para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, o resgate de vínculos familiares e comunitários e um envelhecimento mais saudável, com qualidade de vida.
O trabalho acontece através da visita domiciliar mensal sistematizada realizada por Líder Voluntário capacitado. Todos os meses o voluntário da Pastoral realiza uma visita para a pessoa idosa da sua comunidade, levando afeto e conhecimentos na área do envelhecimento com temas relacionados à saúde, assistência social, espiritualidade e outros direitos humanos.
São mais de 170.000 (cento e setenta mil) pessoas idosas acompanhadas por aproximadamente 25.000 (vinte e cinco mil) líderes voluntários capacitados em todo Brasil todos os meses. Hoje a Pastoral da Pessoa Idosa já está presente em aproximadamente 1.030 (mil e trinta) Municípios brasileiros.
Essa simples atividade de acompanhar as pessoas idosas mensalmente, por meio da visita, gera impactos positivos na qualidade de vida dos idosos, bem como, proporciona a diminuição de gastos de recursos públicos com internamentos hospitalares, uso de órteses e próteses, por exemplo. Isso porque, ao receber orientações como a prevenção de quedas em lar, a pessoa idosa fica mais protegida e sofre menos acidentes domésticos. Além disso, muitas outras orientações sobre prevenção e sobre acesso aos direitos são passadas para as pessoas idosas e seus familiares.
Impactos da pandemia do coronavírus nas atividades da Pastoral
Diante da pandemia do Coronavírus as visita na residência das pessoas idosas realizadas pelos líderes voluntários foram suspensas para evitar a circulação de pessoas, bem como, evitar o contágio.
A solução para manter as pessoas idosas informadas sobre seus direitos, estimulálas a beber líquidos, fazer uma boa alimentação, se exercitar mesmo dentro de lar e cuidar da saúde emocional, dentre outros fatores que contribuem para um envelhecimento saudável, veio com o projeto “Ligue Para Uma Pessoa Idosa”.
Mesmo à distância, fazendo um telefonema, os líderes voluntários puderam continuar seu trabalho possibilitando que as pessoas idosas recebessem atenção, afeto e acesso às informações relevantes sobre seus direitos.
Assim foi possível continuar alimentando o sistema de informação da Pastoral da Pessoa Idosa com os indicadores colhidos durante o acompanhamento em fichas próprias da instituição chamadas de FADOPI – Folha de Acompanhamento Domiciliar da Pessoa Idosa. Todos os dados contidos nessa folha são transferidos para o sistema, de onde é possível extrair gráficos e indicadores a respeito do envelhecimento desse público acompanhado.
A Campanha Ligue para Uma Pessoa Idosa se estendeu para toda comunidade
Na condição de distanciamento e isolamento social imposta pela pandemia do Coronavírus, a Pastoral percebeu que a campanha poderia se estender à toda sociedade, ou seja, qualquer cidadão poderia ser estimulado a ligar para uma pessoa idosa conhecida, oferecendo seu apoio, expressando sentimento de companheirismo.
A campanha foi divulgada nas Mídias sociais, fazendo uso, por exemplo, de um Card (ilustração para redes sociais) e também a hasthag #ligueparaumapessoaidosa. Redes de televisão e rádio divulgaram a campanha. Outro destaque foi a divulgação da campanha por parte de alguns clubes de futebol brasileiros que incentivaram os atletas e também os torcedores a manterem contato com as pessoas idosas através de um telefonema.
Um gesto simples, gratuito, de fácil acesso para a grande maioria da população. Uma campanha totalmente possível de ser replicada, considerando que não envolve nenhum custo e o impacto social é relevante, pois além de beneficiar diretamente a pessoa idosa, promove a discussão sobre a importância de valorizar os que envelhecem, fomentando o assunto nos meios de comunicação de maneira positiva e propositiva.
Contribuição para a proteção do grupo vulnerável em tempos de pandemia
A campanha contribui diretamente com as pessoas idosas que estão em distanciamento ou isolamento social por serem consideradas do grupo de maior risco para Covid-19, pois, ao receber a ligação de uma pessoa conhecida oferecendo afeto e ajuda, ela poderá ter suas demandas atendidas.
A pessoa que fez o contato com o idoso poderá acionar a rede de serviços públicos locais para expor a necessidade da pessoa idosa, ou, quando possível, essa mesma pessoa pode fazer uma tarefa externa para a pessoa idosa, como, por exemplo, ir ao supermercado ou farmácia para ela. O mais relevante fator neste ato do contato telefônico é demostrar às pessoas idosas que elas têm com quem contar, que existe uma pessoa disponível e interessada em oferecer ajuda, que muitas vezes é apenas uns minutos de atenção, para evitar a solidão, a sensação de abandono e a depressão.
Um gesto simples capaz de se fazer garantir os direitos humanos desse público bastante afetado pela pandemia. Portanto, qualquer um de nós pode participar ativamente desse projeto, fazendo contato com uma pessoa idosa conhecida, em especial, seus próprios familiares idosos e também participar de campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, materiais de higiene e máscaras de proteção.
Outras ações solidárias durante a pandemia
Além de estimular o contato à distância com as pessoas idosas, a Pastoral também incentivou e participou ativamente de campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, materiais de higiene e confecção e distribuição de máscaras para as pessoas idosas de todo Brasil em parceria com outras Pastorais e instituições sociais, contribuindo significativamente para amenizar os impactos do coronavírus.
Dados:
Nome: Pastoral da Pessoa Idosa – Organismo da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Endereço: Rua Dr. Correa Coelho, 305 – Jardim Botânico – Curitiba – PR
E-mail: projetos@pastoraldapessoaidosa.org.br
Site: www.ppi.org.br Ano de criação: 2004
Referência para contato: Regina Riba + 55 41 99917-3110
Presidente da Instituição: Dom José Antônio Peruzzo – Arcebispo de Curitiba – PR – Brasil