Frei Patrício, sacerdote carmelita, lançou um livro sobre São José: “O homem que a escritura chama de justo, traz para nós um sentido muito profundo: quer dizer “o homem reto”, o “homem justo”, o “homem santo”.
Silvonei José – Vatican News
Em comemoração aos 150 anos da proclamação de São José como guardião universal da Igreja, pelo Papa Pio IX, o Papa Francisco deu um grande presente à Igreja, o “Ano de São José” através da Carta Apostólica Patris Corde “Coração de Pai”. Esta Carta, como o próprio título sugere, é cheia de afeto. Nasce do coração paternal de Francisco, que deseja, por meio dela, chegar ao coração de todos os católicos, convidando cada um a conhecer melhor o pai adotivo do Senhor e a sua importância no plano salvífico de Deus.
“Pai amoroso”, “Pai acolhente”, “Pai dos trabalhadores”, “Sombra da família”. Vários são os títulos atribuídos a São José que ajudam os cristãos a compreenderem como viver “à sombra” daquele a quem Deus confiou a Sagrada Família, e à criação do seu filho.
Frei Patrício Sciadini publicou pela Angelus Editora em coedição dom a Editora Canção Nova neste mês de janeiro o seu livro “Caminhando com São José”. Frei Patrício explica que o mistério da infância de Jesus e a vida da Virgem Maria seriam inexplicáveis e surreais sem a presença de São José.
Para Frei Patrício Sciadini, São José é uma pessoa de silêncio, trabalho e vida espiritual e que, mais do que nunca, convida a repensar o quanto o barulho em que vivemos submersos atrofiam nossa capacidade e a sensibilidade de perceber Deus que nos fala na vida.
“O homem que a escritura chama de justo, traz para nós um sentido muito profundo: quer dizer “o homem reto”, o “homem justo”, o “homem santo”. É tão grande a santidade de São José, que Deus o escolheu para uma missão tão especial: ser a presença masculina na família de Nazaré. A ele entregou a proteção da Virgem Maria e de Jesus. Um homem silêncio, mas que tem uma grande capacidade de escuta da voz do Senhor”, afirma o Frei.
Frei Patrício conversou com a Rádio Vaticano – Vatican News sobre a figura de São José.
Ouça a entrevista na íntegra:
A obra
A obra é a primeira dedicada a São José lançada neste ano de 2021 e escrita pelo Frei Patrício Sciadini, OCD. Traz em suas páginas, novenas e ritos dedicados ao santo, reafirmando o amor dos católicos por aquele que educa, mesmo que em sonhos, a ser disponível à vontade de Deus.
O livro traz conteúdos como a novena e o terço de São José, já tradicionais nos devocionários cristãos, bem como reflexões para todos os meses do ano, inserindo o leitor no processo de confiança e espiritualidade do santo.
Ainda traz entre de cada proposta de reflexão, trechos da carta “Patris corde”, em sintonia com a espiritualidade do mês.
A obra, sem dúvidas, levará a todos os que querem responder intensamente ao convite de Papa Francisco, um relevante material de vivência individual, em família ou em grupo.
Sobre o autor – Frei Patrício Sciadini é sacerdote carmelita, nascido em Arezzo, na Itália. Após a ordenação sacerdotal, veio para o Brasil, apaixonou-se por esta terra e naturalizou-se brasileiro. Reside no Egito desde 2010, onde serve a Igreja como Provincial dos Carmelitas Descalços. É um dos maiores especialistas no mundo em espiritualidade dos santos carmelitas. Pregador de retiros e formações para congregações e novas comunidades.
Sobre a Angelus – Editora de livros católicos, foi lançada em julho de 2020. A Angelus foi fundada por Maristela Ciarrocchi, que há 25 anos trabalha no mercado religioso, e durante toda a vida dedicou-se a projetos da igreja e da juventude. Tem como objetivo, trazer ao público obras que retratam o Verbo que se fez presente em meio a nós, através de cada livro publicado.