Outubro é o Mês Missionário, pela memória litúrgica de Santa Teresinha, a Padroeira das Missões. Mas necessitamos ter a consciência de que é preciso manter aceso o espírito missionário durante todos os dias de nossa vida. “Quando experimentamos a força do amor de Deus, quando reconhecemos a sua presença de Pai na nossa vida pessoal e comunitária, não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos”. É um trecho da mensagem do Papa Francisco para do Dia das Missões deste ano. O Senhor espera que saiamos do comodismo, abracemos a missão confiada e não desistamos de fazer a parte que nos cabe, para que não vivamos assim: “Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está distante de mim. Vão é o culto que me prestam, porque ensinam preceitos que só vêm dos homens!” (Mt 15,8-9)
É testemunho de quem foi curado por intercessão de santo, é reestabelecimento da saúde de quem foi desenganado pela medicina, é libertação do vício de álcool e outras drogas, e tantos outros milagres acontecem, mas preferimos fechar os olhos e os ouvidos, ao invés de louvar o Senhor e anunciar as maravilhas que ele faz. Muitos se empenham, para disseminar ódio e notícias falsas nas redes sociais, mas dizem não ter tempo para anunciar a Palavra de Deus e fazer o bem. Alguns até publicam versículos bíblicos nos espaços virtuais, mas não vivenciam, nem testemunham o que postam: “por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade” (Mt 23,28).
Há missionários que deixaram família, país, bens e saíram mundo afora para levar o Evangelho a toda criatura. Por outro lado, Santa Terezinha foi missionária, sem sair do Carmelo: rezava por todos, era delicada, prudente e carinhosa, especialmente com irmãs rudes ou mal-humoradas. Precisamos exercitar a missão de orar por quem nos persegue, pelos familiares e amigos, colegas de trabalho, religiosos e missionários, padres, diáconos e seminaristas, bispos e papa, pelo Brasil e pelo mundo… Orar é uma missão!
Livre ou preso a uma cama, em uma cadeia ou impossibilitado de se locomover fisicamente por qualquer motivo, cabe a cada um ser missionário, dentro de sua realidade. Não podemos nos dar às limitações físicas, se há meios de propagarmos a Boa Nova, até mesmo sem precisar dar um passo. Basta colocar-se a serviço do reino de justiça, amor e paz, que Deus o capacitará, onde você estiver e na condição em que se achar. Seja anunciador e mensageiro de Jesus! A sua missão é dar continuidade à missão de Cristo, servindo, amando, acolhendo e testemunhando a plenitude do Evangelho.