O tour missionário, empreendido no início de outubro, “fortemente desejado pelos bispos católicos da Costa do Marfim, visa sensibilizar os fiéis de todas as idades para o tema da missão e criar uma oportunidade de intercâmbio e colóquio ao vivo, dando a conhecer o trabalho das POM”, explica o diretor das Pontifícias Obras Missionárias na Costa do Marfim, padre Gossou, convidando todos a tomar consciência de nossa vocação missionária e a assumir o compromisso de caminhar nas pegadas dos apóstolos
Vatican News
Um verdadeiro “tour missionário” pelas quatro províncias eclesiásticas do país, que terminará no dia 18 de dezembro. Esta é a atividade organizada, por ocasião do Mês Missionário 2021, pela Direção Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Costa do Marfim, país do oeste da África. Subjacente a esta viagem especial, com testemunhos, iniciativas e encontros, há a necessidade de tornar as POM e suas atividades mais conhecidas aos sacerdotes, religiosos e leigos.
Tour missionário conclui-se em dezembro na capital Abidjan
“Este tour missionário, empreendido no início de outubro, fortemente desejado pelos bispos católicos da Costa do Marfim, visa sensibilizar os fiéis de todas as idades para o tema da missão e criar uma oportunidade de intercâmbio e colóquio ao vivo, dando a conhecer o trabalho das POM”, explica à agência Fides o diretor nacional das POM na Costa do Marfim, padre Jean-Noël Gossou.
Depois de passar pela província eclesiástica de Korhogo entre 4 e 11 de outubro, o tour está atualmente fazendo uma etapa em Bouaké, antes de continuar em novembro (12-22) pela província eclesiástica de Gagnoa e concluir-se em dezembro na província de Abidjan (24 de novembro – 18 de dezembro).
Despertar a consciência missionária
O Mês Missionário é uma oportunidade para despertar a consciência missionária em todos: sacerdotes, religiosos, irmãs, leigos, famílias”, afirma padre Gossou. “Por isso, convido todos nós a tomar consciência de nossa vocação missionária e a assumir o compromisso de caminhar nas pegadas dos apóstolos e dos primeiros missionários”, exorta.
Os primeiros frutos deste tour já foram vistos no final da primeira etapa, quando o arcebispo metropolitano de Korhogo, dom Ignace Dogbo Bessi, lançou um apelo a todos os fiéis para “serem generosos em seu apoio às POM”.
Empenho com a evangelização, compromisso de todos
Os membros do apostolado leigo também se sentiram fortalecidos em seu conhecimento do trabalho das POM e, por conseguinte, mais motivados a se comprometerem com a evangelização.
Além desta viagem missionária organizada e realizada pela Direção Nacional das POM na Costa do Marfim, todas as dioceses marfinenses estão envolvidas em atividades pastorais organizadas para sensibilizar o Povo de Deus durante o mês de outubro.
(com Fides)