“Visto que andamos pela fé e não pelo que vemos” (2 Cor 5,7)

0

Fé é uma construção, um exercício interior diário, que nos conecta a Deus. Não é um sentimento ou uma emoção. Ela é concreta, produz frutos, dá paz. Mas, como não conseguimos segurá-la nas mãos, pensamos que ela é apenas uma ideia, já que fomos humanamente educados e formados para acreditar nas coisas que podemos pegar, provar, ver. Em se tratando de fé, só poderemos ver, se acreditarmos no que ainda não vemos, pegamos, provamos. Precisamos trabalhar, incessantemente, para construir nossa vida sobre o alicerce sólido chamado fé em Deus. É preciso orar e saber esperar. É preciso confiar e saber esperar. É preciso descansar e saber esperar.

Quantas vezes clamamos ao Senhor pela cura de uma enfermidade física ou espiritual, pela libertação de um vício ou perdão pelos muitos e graves pecados, mas não temos paciência para aguardar o agir d’Ele, nem nos disponibilizamos a abandonar o que nos destrói e afasta da presença de Deus! A maior parte das pessoas vê como caso perdido aquele que luta há anos, para viver em sobriedade, ou alguém sendo submetido a tratamentos invasivos e dolorosos de saúde, por enfermidades das quais ainda não se sabe a cura. É preciso ver o enfermo, o subordinado e todo ser humano a partir da visão que o Senhor tem deles, pois se a situação for gravíssima aos nossos olhos e aos da medicina, aos olhos de Deus é perfeitamente possível curar e libertar.

O que não podemos é desistir de ter fé em Deus, especialmente depois que oramos, clamamos, jejuamos e a pessoa falece. Cada um tem o dia certo para deixar esta vida. É necessário estar consciente de que, uma hora ou outra, esse dia de partida vai chegar. Mas só no Senhor há promessa de vida eterna. Tudo o que ele nos concede é infinitamente melhor do que aquilo que pedimos. Deus é infinito e nunca nos abandona, mas insistimos em colocar nossas esperanças em bens materiais, posição social, beleza, fama, pessoas amadas ou qualquer outra coisa finita. Pessoas traem, bens acabam, só Deus é infinito em bondade e misericórdia. Ele o mantém seguro na provação. Há dor, mas não desespero. Há sofrimento na espera, mas não desespero. No Senhor, vale a pena sofrer com fé, viver na fé e morrer na fé.

A fé é como se fosse uma bússola a nos guiar na direção certa, pelo caminho certo. Mesmo de olhos abertos, não enxergamos o caminho, mas a certeza de que o Senhor nos conduz é ter fé. De repente, você não é tranquilo ou destemido, mas poderá vir a ser, pela fé em Deus. Talvez você ainda viva cativo de pecados e más inclinações, mas, pela fé no Senhor, poderá conquistar a liberdade. Tudo o que você ainda não tem e tudo o que você ainda não é, poderá ser conquistado pela fé! Diante do impossível é que a fé é concretizada, materializada. Pela fé, você não precisa ver, você apenas precisa acreditar que Deus está agindo, cuidando, trabalhando, moldando. Sofra com fé, ore com fé, respire com fé, ame com fé!

Você é convidado e livre para escolher permanecer na fé, nos momentos de felicidade e tristeza, saúde e doença, no muito e no nada. Não se desespere: aquiete seu coração e descanse no Senhor. Fé é acreditar no que não vemos ou entendemos, mas temos certeza de que Deus vê, entende e pode fazer. O que você está vendo hoje, agora: a ação do mal, que o leva a pecar, ou permanece aguardando confiante em Deus, com fé, seguro e forte na vida de oração? Por acaso, você está parado em frente à tela de um computador ou telefone, chorando por ter sido humilhado ou criticado nas redes sociais? Ainda que você não sinta ou perceba, o Senhor Deus está trabalhando, fortalecendo seu coração, guiando seus passos.

Fé é o fundamento de nossa esperança em Deus, pois d’Ele vem a força para atravessar as tempestades da vida, com dignidade e ânimo, resiliência e felicidade, confiança e paciência. Não viva pelo que você vê, viva pelo que você crê. Se você crê em Deus e caminha confiante n’Ele, nenhuma crítica ou perseguição o destruirá ou o impedirá de continuar peregrinando nesta vida, de cabeça erguida. “Andamos pela fé e não pelo que vemos” (2 Cor 5,7). Morramos com Cristo para vivermos com Ele. Morramos para a incredulidade, para vivermos pela fé. Que Cristo Rei do Universo fortaleça nosso espírito e renove nossa fé!

Por Fabiana de Deus

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui