Educar, segundo definições do Dicionário Online www.dicio.com.br é “oferecer a alguém o necessário para que esta pessoa consiga desenvolver plenamente a sua personalidade; propagar ou transmitir conhecimento (instrução) a; oferecer ensino (educação) a; instruir; tentar alcançar um alto nível de desenvolvimento ética, espiritual etc.; aperfeiçoar-se”. Com sabedoria, os autores sagrados nos orientam a colocar Deus em primeiro lugar: amá-lo, respeitá-lo e deixar-se educar por ele. Precisamos ver o mundo como Deus o vê e amar as pessoas como Deus nos ama.
Muitas vezes, quem estuda um pouco mais do que as outras pessoas, prefere usar o conhecimento para diminuir quem recebeu menos instrução acadêmica. Não é isso que o Senhor espera dos cristãos! Para testemunhar Jesus, é preciso se deixar educar pelo Espírito Santo. Ele vai ensinando, moldando, podando nossa alma, a fim de que aprendamos e pratiquemos somente o que Deus nos educou a fazer, e abandonemos as coisas que Ele nos recomendou evitar fazer.
Como ainda precisamos ser educados em caridade, empatia, generosidade, mansidão, fraternidade, tolerância, respeito, acolhimento! Como precisamos aprender a amar com o coração de Jesus, porque com o nosso, discriminamos e perseguimos quem crê, pensa e age diferentemente de nós! Sem amar como Jesus ama, não chegamos nem perto do que deveríamos vivenciar do mais puro, gratuito, verdadeiro e sublime amor.
Pouco adianta, se fizermos muitos cursos, a fim de adquirir conhecimento e guardá-los em uma gaveta. Pior, quando usamos o que aprendemos, para fazer o mal, discriminar, tirar direitos e pesar os ombros de nossos semelhantes. O ensinamento que vem de Deus é bom, edifica, anima, motiva à partilha do que temos e do que somos. Precisamos falar com sabedoria, ensinar com amor, mas se não recebermos essas instruções, nem pedirmos ajuda ao Senhor, trocaremos facilmente os pés pelas mãos e, ao invés de abraçar, daremos coices uns nos outros.
Chegamos ao início de um terceiro ano de pandemia do coronavírus. Estamos mentalmente esgotados, fisicamente exaustos, emocionalmente abalados, mas precisamos nos deixar educar pela fé, para que possamos continuar firmes e perseverantes nossa caminhada nesta vida, apesar do luto, das dores e das tristezas. Fomos educados para a eternidade. Fomos educados para amar e servir, acolher sem discriminar, ajudar sem julgar. Entreguemos nas mãos do Senhor este novo ano, para que sempre nos abramos às suas orientações. Busquemos aprendizado e educação em Deus, pois este é o melhor e mais seguro caminho a seguir.