Francisco envia um telegrama de pesar à Nunciatura Apostólica em Gana pela morte do cardeal, ocorrida em 27 de novembro, aos 63 anos.
Vatican News
Um “pastor sábio e gentil” que desempenhou um “serviço generoso à Igreja em Gana, especialmente aos mais necessitados.” Assim, o Papa recorda, num telegrama de pesar, o cardeal Richard Kuuia Baawobr, Bispo de Wa, em Gana, falecido no domingo, 27 de novembro. O purpurado, do título de Santa Maria Imaculada de Lourdes em Boccea, morreu aos 63 anos por motivos de saúde. Ele tinha sido criado cardeal no último consistório do Papa Francisco, em 27 de agosto passado, mas não pôde comparecer à celebração porque estava internado em Roma. A morte ocorreu após mais de dois meses de convalescença.
O pesar do Papa
No telegrama enviado à Nunciatura Apostólica em Gana, o Papa diz ter tomado conhecimento “com tristeza” da morte do cardeal e expressa suas condolências à família e aos Missionários da África (os Padres Brancos), dos quais Baawobr era membro, assim como ao clero, aos religiosos e leigos da Diocese de Wa. “Recordando com gratidão o fiel testemunho do Evangelho, marcado por um serviço generoso à Igreja em Gana, especialmente aos mais necessitados, uno-me de bom grado aos fiéis na oração para que nosso Pai Misericordioso conceda a este sábio e gentil pastor a recompensa de seu trabalho e o acolha na luz e na paz do Céu”, escreve o Papa. O Pontífice envia a todos a sua bênção “na seguro esperança da ressurreição”.