Papa recebe no sábado delegações que fazem a decoração de Natal no Vaticano

0

O encontro com Francisco está marcado para sábado (3), mesmo dia em que será inaugurada oficialmente a árvore e o presépio de Natal na Praça São Pedro: o abeto de 30 metros vem da região de Abruzzo e o presépio inteiramente de madeira de Friuli Venezia-Giulia, ambas regiões italianas. Já o presépio da Sala Paulo VI será oferecido pelo governo da Guatemala.

Andressa Collet – Vatican News

A Praça São Pedro está quase pronta para o Natal deste ano e a inauguração da decoração será realizada neste sábado, 3 de dezembro, a partir das 17h na Itália, 13h no horário de Brasília, numa festa para fiéis e turistas. No mesmo dia, pela parte da manhã, delegrações provenientes da Itália e da Guatemala que irão presentear o Papa com os presépios e a árvore de Natal serão recebidas em audiência pelo Pontífice para a apresentação oficial. 

Cerimônia de inauguração na Praça São Pedro

O cardeal Fernando Vérgez Alzaga e a Irmã Raffaella Petrini, respectivamente presidente e secretária-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, irão inaugurar o presépio e acender a árvore de Natal instalada na Praça de São Pedro. Na cerimônia, estarão presentes as delegações oficiais dos lugares de origem do presépio artístico – feito inteiramente de maneira – e da árvore instalados no local, como, por exemplo: de Sutrio, da região italiana de Friuli-Venezia Giulia, participam o presidente da Região, Massimiliano Fedriga, e o prefeito da cidade, Manlio Mattia; já de Rosello, em Abruzzo, participam o bispo de Trivento, dom Claudio Palumbo, e o prefeito Alessio Mônaco.

Uma delegação da Guatemala que montou o presépio no Sala Paulo VI também se fará presente. A representação da Natividade oferecida pelo governo é composta pela Sagrada Família e três anjos. Todas figuras em madeira são confeccionadas à mão por artesãos da tradição guatemalteca e adornadas com tecidos coloridos, onde a cor ouro predomina.

A decoração de Natal

A majestosa árvore de Natal de 30 metros que irá iluminar a Praça São Pedro neste ano vem de uma das belezas naturais da região de Abruzzo e também um dos lares mais bem preservados da espécie na Itália, incluindo a árvore espontânea mais alta: de quase 54 metros de altura. O abeto-falso (peccio), tradicionalmente doado ao Pontífice por uma região montanhosa da Europa, será decorado pelos jovens da residência local de reabilitação psiquiátrica ‘La Quadrifoglio’, em cooperação com os avós do Centro de Acolhimento para Idosos ‘Sant’Antonio’ de Borrello e os alunos das escolas de Pizzoferrato, Quadri e Villa Santa Maria.

Já o presépio, com personagens em tamanho real, esculpidos à mão na madeira de cedro, respeitam totalmente o meio ambiente porque o material provém do corte planejado. Uma semiesfera para representar a gruta vai acolher a Sagrada Família e, além dos personagens tradicionais, há também uma família, composta de três figuras (um homem, uma mulher e uma criança) que, unidos num abraço, estão de pé diante da Gruta. Depois, há duas crianças que representam as esperanças da vida e do mundo, além de outras duas figuras simbólicas: um homem ajuda o outro a se levantar para caminhar de volta à gruta como um lembrete à solidariedade, especialmente praticada em ambientes como a montanha.

O presépio e a árvore de Natal na Praça de São Pedro ficarão em exposição até a Festa do Batismo do Senhor, em 8 de janeiro de 2023.

 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui