Teve início na última quinta-feira, na Basílica de Santa Cecília, em Roma, um trajeto em sete etapas pelos lugares por onde passou o Príncipe dos Apóstolos. O caminho de fé, que começou com uma meditação de monsenhor Marco Frisina e se concluirá em junho de 2023, realiza-se por desejo do cardeal Angelo De Donatis e do cardeal Mauro Gambetti
Vatican News
Os Atos dos Apóstolos ou o texto apócrifo de “Os Atos de Pedro” são as fontes a partir das quais se realiza o itinerário espiritual, durante sete etapas mensais, à descoberta dos lugares por onde São Pedro passou durante sua permanência em Roma.
O ponto de partida da peregrinação, na tarde desta quinta-feira, 29, foi a Basílica de Santa Cecília, onde foi recordado o desembarque de Pedro na cidade Eterna. Após o rito da claraboia e a leitura da Palavra de Deus, monsenhor Marco Frisina fez sua catequese. A seguir, houve um momento de oração e uma visita guiada à Basílica.
Objetivos do “caminho” de fé
“O Caminho de Pedro” é uma iniciativa pastoral conjunta, segundo as orientações do Papa Francisco, em vista da perspectiva sinodal e da sinergia entre o Vicariato da Diocese de Roma e o Vicariato da Cidade do Vaticano.
Os cardeais Angelo De Donatis e Mauro Gambetti enviaram uma Carta-convite às paróquias, seminários, diáconos, monjas de clausura, comunidades religiosas e agentes pastorais da diocese, onde recordam que “nossa Cidade, herdeira e protetora das maiores memórias apostólicas, oferece-nos um testemunho histórico, espiritual e monumental da figura de Pedro, que queremos aprofundar, para redescobrir o caminho a ser percorrido nas pegadas de Jesus. Graças ao seu testemunho poderemos compreender melhor o “objetivo deste caminho” da nossa vida cristã e contemplar o rosto luminoso da nossa Igreja, fundada na profissão de fé do Apóstolo Pedro: “Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo” (Mt 16,16)”.
O itinerário espiritual, que terminará em 28 de junho de 2023, percorrerá as seguintes “etapas”: partirá do rio Tibre a São João de Latrão, da Via Sacra nos Foros Imperiais à Suburra (antigo bairro romano) e Ápia Antiga. O caminho nas pegadas de São Pedro se concluirá na colina do Vaticano, onde haverá uma vigília de oração, às vésperas da Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo.
Frei Agnello Stoia: Roma, cidade da vocação apostólica
Frei Agnello Stoia, pároco da Basílica de São Pedro, comenta assim o convite dos cardeais: “A Carta dos dois cardeais vigários demonstra o desejo de caminhar juntos rumo ao Sínodo, proposto pelo Papa Francisco, como meio para colaborar com a missão do Papa. “O Caminho de Pedro” é uma contribuição para caminhar rumo ao Sínodo e estabelece uma conexão, em nome de Pedro, ao Santuário, que tem Pedro e seus Sucessores como ponto central e a Cidade de Roma como Patriarcado. Assim, o itinerário pelos lugares onde Pedro passou, pretende restituir a Roma a sua vocação de Cidade Eterna, que mantém e transmite a memória dos Apóstolos”.