O Presidente de Angola, João Lourenço, traça linhas para o sucesso da paz e reconciliação no continente africano.
Anastácio Sasembele – Luanda
O Presidente da República, João Lourenço, considerou, nesta terça-feira, a confiança e unidade na diversidade dos povos de África, como caminho para o continente alcançar a paz e a reconciliação, bem como gerir e solucionar conflitos.
O Chefe de Estado angolano fez essa consideração numa mensagem (virtual) difundida, esta terça-feira (31/1), numa sessão do Conselho de Paz e Segurança da União Africana realizada em Adis Abeba, Etiópia, como fez saber, em nota, a Secretaria de Imprensa do Presidente da República.
O Presidente João Lourenço alertou para “os graves problemas” que África enfrenta “onde, lamentavelmente, os conflitos armados agravam o flagelo da fome, da miséria e das doenças”.
O Campeão para a Paz e Reconciliação em África pediu que se deixe “definitivamente para trás o passado conturbado de desentendimento, de desarmonia e de discórdia que condicionou e comprometeu a execução de estratégias de desenvolvimento que ajudariam a impulsionar o nosso crescimento económico e colocar-nos a um nível aceitável de competitividade com outras regiões do mundo”.
João Lourenço na sua intervenção, na qualidade de campeão para a paz e reconciliação em África, sublinhou ainda que é i perativo concretizar os objectivos da agenda 2063 e colocar África na rota do desenvolvimento
A mensagem marcou o lançamento do “Dia da Paz e Reconciliação em África”, que passará a ser comemorado a cada 31 de Janeiro, em conformidade com a Declaração da 16ª Sessão Extraordinária da Assembleia da União Africana, realizada em Malabo, Guiné Equatorial, a 28 de Maio de 2022.